- Área: 390 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Leonardo Finotti
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Fabricantes: Carlos Motta, GRAPHISOFT, Lightworks, Martpisos, Online Marcenaria, Realce Rio, Volume Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Adega Santiago, que já contava com três unidades na capital paulista, abriu sua primeira unidade carioca no antigo espaço de eventos de um shopping na Barra da Tijuca. O novo restaurante, que ganhou uma localização privilegiada que se abre à paisagem da Lagoa da Tijuca, teve como desafio principal converter um espaço de grande escala em um ambiente mais intimista.
Sua organização espacial privilegia a conexão visual do salão com a lagoa, enquanto suas áreas operacionais concentram-se junto ao acesso de cargas e serviços do shopping e às paredes cegas originais do ambiente. A ligação do restaurante com a vista da lagoa se dá também através do projeto de interiores e de mobiliário, que reforçam esta relação através do desenho de cabines mais acolhedores e de uma distribuição espacial que a enfatiza.
A iluminação do restaurante se dá através de grandes pendentes circulares (com dois a três metros de diâmetro), levemente espaçados, que eliminam o impacto do grande pé direito original. À noite, estes pendentes criam um efeito visual de grandes discos iluminados que parecem flutuar sobre o salão.