- Área: 402 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Júlia Ribeiro
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, CYNTHRON, Dpot, Eurosystem, ITU Mármores e Granitos, Interni Móveis, Lumini, Micasa, Phenícia, Roberta Sá Faustini, Vermeil, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado na Alameda Casa Branca no edifício Marquês de Valença, foi construído em 1972 pela Construtora Adolpho Lindenberg. O prédio é antigo e possui 402m² de área segmentados em vários ambientes. Apesar do seu pé direito baixo, há muita iluminação natural por conta dos grandes vãos de janela. O partido do projeto foi a integração dos ambientes que possibilitou um grande salão para as salas.
Assim, ao entrar no apartamento, temos uma galeria em marcenaria que cria um pórtico de entrada e oferece uma visão ampla e uniforme dele inteiro. Como os moradores gostam de dar festas e jantares, analisamos tal aspecto e ele foi essencial para criarmos o projeto. O casal possui dois filhos pequenos e há quatro dormitórios no apartamento, um destes foi transformado em uma brinquedoteca. Além disso, o quarto se adapta para uma sessão de cinema com portas que isolam o ambiente.
Para ganhar amplitude com um pé direito baixo, optamos por não colocar forro, o que nos fez buscar soluções de iluminação indireta e pontuais. Além disso, na área social, o revestimento do piso é um mármore travertino claro e com os ambientes abertos, pois precisávamos dar uma sensação de aconchego e, para isso, usamos texturas de tecidos como couro, linho e marcenaria personalizada nos móveis, painéis e caixilhos.
O mobiliário tem grandes nomes de design como a poltrona Tetê do Sergio Rodrigues e móveis antigos como o trumou, uma herança de família que ganhou destaque na sala de estar. Para aproveitar o máximo da iluminação natural, trocamos todas as janelas e optamos por cortinas de gaze de linho que permitem a passagem da luz. Para pontuar a iluminação na sala de jantar, colocamos a luminária Bossa, uma peça do designer Fernando Prado. Para promover maior interação dos moradores com todo o apartamento, a iluminação, sons e mídias foram automatizados.