- Área: 101 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Luciano Spinelli
-
Fabricantes: Argamassa LTDA, Casa do Parquet, Edu Saorin, Finestra, Gerdau Corsa, Iriel, Portobello, RDW Elevadores, Stella, Up Móveis
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, projetado pelo escritório Cantergiani + Kunze arquitetos, abriga duas unidades duplex de 100m², com pé-direito duplo, acabamentos em concreto aparente e ambientes integrados. A orientação solar influenciou a distribuição dos espaços, como a posição da sala de estar e cozinha, voltados para sudeste numa fachada envidraçada. Um conjunto de brises metálicos, numa releitura dos antigos muxarabis, oferece alguma proteção quando o sol de verão incide na fachada e serve como filtro visual na área das cozinhas.
No edifício também funciona o espaço Bronze, dedicado a residências e práticas artísticas contemporâneas, com atividades permeando diversas áreas da construção. O projeto de interiores realizado pelo arquiteto Edu Saorin, do estúdio Urbanauta, dialogou com os planos oferecidos pela fachada de vidro, criando um contraponto no lado oposto através de um volume revestido com compensado naval, integrando estantes, portas e guarda corpo da escada.
Aproveitando o pé direito duplo o móvel da cozinha tem uma segunda linha de armários aéreos para armazenar itens menos utilizados. O dormitório da criança, no pavimento inferior é delimitado através de um painel deslizante em compensado, que quando fechado, compõe uma massa visual integrada com o restante dos elementos em madeira. Uma grande mesa de 3m de comprimento funciona como elemento aglutinador das funções da casa.