-
Arquitetos: K2Ld Architects
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jeremy Wright
-
Fabricantes: Bocci, Molteni & C, Moroso, Pendant light, Viccarbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Yarrbat Avenue, em Balwyn, é como muitas ruas nos subúrbios do leste de Melbourne, residencial tranquila e não reflete nenhum período histórico específico, mas tem bons exemplos dos vários estilos de habitação construídos ao longo dos últimos 100 anos. Além disso, como muitas ruas nos subúrbios do leste de Melbourne, possui árvores decíduas europeias que mapeiam as mudanças das estações. O requerimento do cliente procurou explorar as oportunidades encontradas neste terreno a partir de sua localização. O lote está posicionado ao lado de uma colina que tem excelentes vistas para as cordilheiras de Dandenong, e era importante permitir que a edificação capturasse essas vistas distantes, bem como se envolvesse estrategicamente com as árvores estabelecidas ao longo das ruas.
O requerimento era que esta casa deveria ser um lar multi-geracional com a capacidade de fornecer acomodação independente e compartilhada para a família e seus avós. Como tal, era importante que cada pessoa tivesse um senso de espaço, compartilhado e privado. A igualdade de acesso é fornecida em toda a casa, e há um ambiente espacial para um elevador, caso seja necessário no futuro.
A residência, com sua expressão formal confiante, é intensamente privada. Suas janelas para a rua são estreitas ou blindadas - apenas o suficiente para se envolver com a vegetação circundante imediata. As aberturas de fachada para a rua fazem parte de uma estrutura de madeira, onde o pavimento superior é revestido em madeira de lei australiana altamente durável. Isso faz parte de uma expressão simples de matérias-primas locais com a base sólida do térreo revestida em painéis de pedra azulada local. Este gesto sutil também pode ser visto em elementos de marcenaria em toda a casa.
Os interiores das casas, embora extremamente particulares, são inundados de luz natural através de janelas estrategicamente posicionadas e grandes claraboias. As madeiras naturais e a pedra refletem a paisagem em constante mudança e criam uma forte conexão entre os interiores, a paisagem e a arquitetura. Uma paleta neutra em toda a casa permite que as vistas emolduradas das estações mudem para atuar como obras de arte, evoluindo ao longo dos anos com a casa.
A paisagem é expressa de uma forma mais tangível internamente através da grande coluna central de pedra verde. Conectando os três pavimentos da casa, o percurso é criado por meio da escada flutuante, permitindo uma interação mais íntima com o material enquanto o usuário se move pela residência. O embasamento revestido de pedra fundamenta a casa dentro da paisagem e abriga uma garagem toda branca com estação de lavagem, celebrando o amor dos clientes por carros e criando o cenário perfeito para sua coleção.
Houve grande cuidado em detalhar os acabamentos de materiais para as fachadas, onde a primazia da forma é dominante - a superfície da pedra continua perfeitamente até a madeira e depois até uma janela de canto de vidro transparente, depois volta à pedra. O sucesso dessa edificação se deve ao fato da sua diferença em relação aos seus vizinhos. Ele tem gestos bastante sutis, mas quase heroicos em sua forma, e com suas exigências de acomodação familiar, estabelece um sólido ponto de referência contemporâneo na história desta rua bem estabelecida em Balwyn.