- Área: 790 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Brasilit Saint Gobain, Fernando Jaeger
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um área comercial, a Petiskeira express surge como solução de refeição rápida para a cidade. A rede de restaurantes é tradicional em Porto Alegre e propõe nesse projeto piloto a união do serviço de tele-entrega, take-away e o modelo de autoatendimento de público, em que o cliente faz o pedido em um terminal e aguarda a chamada para retirada do prato. A loja de 790m² construídos está localizada na base de um edifício comercial com fachada de pele de vidro refletivo que, por não permitir o contato visual do pedestre com interior da loja, surpreende o usuário ao entrar no restaurante valorizando a arquitetura.
O acesso da loja - marcado por um pórtico amarelo e forro em placas leitosas retro iluminado – é também o local de espera e dos terminais de autoatendimento. Na parede da fachada interna foi utilizada uma máscara com as mesmas chapas leitosas para dar unidade e manter a permeabilidade de iluminação natural do espaço. Ao entrar no salão de mesas o pé direito alto impressiona. À direita uma grande parede em “L” com 3,20 m de altura foi criada para setorizar o restaurante e também separá-lo das funções de operações de retaguarda.
Revestida em chapa cimentícia, com fixação por parafusos paginados em estrutura de Steel Frame, em uma das extremidades encontra-se o acesso dos sanitários de clientes e na extremidade oposta o acesso para a área de balcão e serviços. A parede existente à esquerda do salão e o interior da área de atendimento foram revestidos com chapa de compensado naval, configurando um outro elemento em “L” para sobreposição e profundidade do espaço. Uma grande abertura como passa-pratos é revestida integralmente em aço inox e conecta a cozinha ao balcão de atendimento.
Para o piso, optou-se pela lapidação da laje de concreto existente, com acabamento final semi brilho; no teto a laje nervurada de concreto ficou aparente; na parte superior das paredes utilizou-se revestimento acústico; a iluminação foi lançada através de uma grelha metálica suspensa com spots e pendentes e fitas de LED em alguns pontos para destaque, criando assim um efeito cênico ao espaço. O grande banco em compensado naval, a variedade nos tipos de cadeiras, a disposição das mesas coletivas e das soltas em louro freijó maciço e fórmica preta facilitam o uso do espaço, a conversa e deixam todos à vontade! O uso de plantas sobre a extensa prateleira e vasos com vegetação transmitem aconchego e cuidado ao ambiente.