- Ano: 2018
-
Fotografias:Cris Farhat
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quais foram os pedidos e inspirações para o partido desta obra/projeto?
O partido principal foi tirar proveito da planta existente, retangular, para criar um apartamento bastante integrado e com com um amplo espaço social para receber amigos e familiares.
Considerando a dinâmica familiar bastante gastronômica a ideia era integrar a cozinha com a área social de uma maneira onde ela fosse não só uma área bastante convidativa da casa, mas que também pudesse hora estar em integrada com a área social ou hora mais reservada, podendo ter essa flexibilidade a depender da necessidade do momento.
Outro ponto bastante importante era a possibilidade de fundir a área social com os ambientes de trabalho - escritório e ateliê. Assim a sala se tornou o elemento central do apartamento onde os outros cômodos podem se acoplar a ela a depender da dinâmica dos moradores e seus convidados.
Considerando um mobiliário existente cheio de estilos, cores e muita história, o partido estético foi apostar em acabamentos mais neutros porém com bastante personalidade, que trabalhasse em complementação aos mobiliários existentes, onde um valoriza o outro – espaço e mobiliário.
O partido principal foi possibilitar a total integração de todos os cômodos sociais à uma grande área de convivência. Dessa maneira surgiu o desejo de utilizar os mesmo acabamentos em toda a extensão da casa, e assim o desafio de como trazer personalidade e funcionalidade para isso nas diferentes situações e necessidades de cada cômodo.
No perímetro da sala foi executado um banco linear de concreto, que foi replicado nos banheiros de forma a trazer uma função específica para ali. No banheiro social o banco serve ao box, como área de apoio e banho dos cães. Na suíte do casal, o banco se transmutou em uma banheira de concreto, que traria um uso desejado pelos moradores e a mesma estética aplicada nos outros ambientes.