- Área: 5950 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Bedrich Schreiber
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Fabricantes: Hunter Douglas, Driade, Esco, FAMEG, Hunter Douglas Architectural (Europe), Laminam, Magis, Porcelaingres GmbH, RIGIPS, Robert McNeel & Associates, Serge Ferrari, prostoria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia da nova praça de alimentação no Avion Shopping Park decorre de mudanças significativas no mercado, principalmente a redução e a renovação do hipermercado original e a necessidade de expandir a capacidade da praça de alimentação existente, que fica superlotada nos horários de pico. O posicionamento da nova praça surgiu a partir de vários estudos realizados entre 2014 e 2016, além do concurso de arquitetura que foi lançado no primeiro semestre de 2016. A área da nova praça de alimentação é aproximadamente três vezes maior que a anterior, incorporando o antigo hipermercado.
O novo local apresentava poucas desvantagens que precisavam ser resolvidas com uma solução arquitetônica apropriada, ressaltando principalmente o acesso secundário para serviços do shopping em oposição ao acesso principal. O espaço básico disponível é de 72 metros de profundidade e 24 metros de largura, com 8,5 metros de altura livre. Basicamente, o espaço era muito alto para uma unidade de varejo comum, mas não alto o suficiente para criar dois pavimentos.
Havia uma necessidade de fácil identificação e introdução. Por essas mesmas razões, projetamos um objeto espacial marcante, um ponto de exclamação, que convida os visitantes para área de refeições. A estrutura em balanço com colunas em forma de "V" é visível a partir do acesso principal e de serviço do shopping. Este é o começo de uma jornada arquitetônica que atrai as pessoas e as convida à passear. O eixo central em forma de "S" é articulado em um material de piso diferente sugerindo o movimento em direção a ambientes mais profundos no espaço. Ele é ladeado por uma floreira verde e grande escadaria - o elemento arquitetônico escultural central. A grande arquibancada / escadaria funciona como um truque ótico-espacial que tem como objetivo conduzir as pessoas ao espaço e criar micro-ambientes. Ela oticamente diminui a profundidade do ambiente. Os clientes podem ainda explorar várias condições espaciais, como o terraço interior elevado, o jardim externo e as zonas de estar.
Os estandes de comida e bebida em cada lado da estrutura central escultural são projetados como volumes que variam em tamanho e materiais e criam um ritmo, semelhante a uma fachada de rua. O teto que cobre as janelas do pátio tem a forma de um segmento esférico ajudando a diminuir opticamente a grande profundidade do espaço. Ele é feito de tecido acústico e ranhuras de aço onde equipamentos técnicos como sprinkles, lâmpadas e alto-falantes estão ocultos. Os espaços de estar são divididos em oito zonas diferentes, com distintos ambientes, decorações e proporções, o que é uma diferença marcante em relação à noção tradicional de uma praça de alimentação de shopping center.
Procurou-se trazer vegetação e materiais naturais para o espaço. Um equilíbrio cuidadoso entre durabilidade, facilidade de manutenção, calidez e propriedades acústicas. O piso externo é feito em cerâmica, no entanto, os estandes e piso interior elevado são feitos em madeira de carvalho. Para melhorar o conforto acústico foram utilizados materiais macios ou perfurados sempre que possível, isto é, forros com defletores, placas perfuradas e revestimento de ripas de madeira.
O objetivo principal era criar um espaço experiencial e não convencional, onde as pessoas pudessem explorar e descobrir. Ele oferece variedade mas também um senso de lugar. A Gastro Passage ultrapassa as horas de almoço e o ato de comer, criando um espaço para eventos, área de convívio e lugar para atividades mistas. Um verdadeiro local de encontro.