-
Arquitetos: Atelier Pupa
- Área: 95 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: JRBOTAS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de rés do chão apresentava já algumas alterações, com especial enfoque na cozinha que tinha sido toda reabilitada. Contudo, existia o desejo de prolongar a sala de estar, criando uma zona de jantar que tivesse alguma ligação à cozinha, bem como a transformação das instalações sanitárias através de um desenho mais contemporâneo.
As grandes premissas deste projecto passaram pela anulação do corredor existente que ligava o hall aos dois quartos secundários, conseguindo-se o prolongamento da sala, através da demolição da parede que formava o corredor e ainda a ligação com a cozinha, através da abertura de um vão. A instalação sanitária que serve estes dois quartos foi desenhada com um traço mais juvenil e pitoresco, uma vez que será usado pelas crianças.
No quarto principal, suite, modificou-se totalmente a instalação sanitária, recorrendo-se sobretudo a carpintaria que “emoldurando” a janela existente, criou uma pequena bancada de apoio onde encaixa o lavatório e uma grande bancada com arrumação.
A carpintaria é muito marcante neste projecto e a sua presença é logo notada quando se entra no apartamento. O hall / corredor que outrora funcionava simplesmente como circulação, ganhou função, plasticidade e conferiu uma nova estética ao espaço e à sua relação com os restantes espaços que dele derivam. Com um único gesto criou-se uma sapateira um bengaleiro e uma zona de arrumos. Por outro lado, esta peça divide o hall da sala de estar, tendo repercussões nesta última, uma vez que o seu negativo cria uma estante e iluminação para a zona deestar.
As peças desenhadas em madeira são o gesto unificador e organizador de espaço deste apartamento, conferindo uma qualidade única aos espaços e esteticamente marcante.