- Ano: 2018
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: BRUMA, SDD, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estrela 53, nasce da vontade empreendedora de requalificar e reabilitar mais um “pedaço” de Lisboa. Localizado junto a uma das 6 portas do emblemático Jardim da Estrela, este edifício foi desenhado e recriado a partir de um imóvel em ruína total, mantendo, no entanto, as características major iniciais da fachada. Tornou-se possível, suster a mesma fachada e redefinir um “novo” edifício, composto por três apartamentos duplex que trabalham em “tetris” entre eles.
Esta vontade de encaixe norteou a transformação deste edifício que ficou inteiramente renovado. Foi mantida a sua inserção num meio urbano recheado de apontamento ajardinados, pertencentes aos edifícios circundantes e ao referido Jardim da Estrela. O toque do sino da Basílica da Estrela confunde-se, frequentemente, com o chilreio dos pássaros, as gargalhadas das crianças e o som do vento que roça nas ramagens das muitas árvores seculares por aí existentes.
Os interiores dos apartamentos foram desenhados de forma a ganhar em outras formas de viver, como se de moradias se tratassem, com todo o conforto e ambiente de “casa”.
A seleção dos materiais usados recaiu em criações nacionais. Das madeiras às pedras naturais, passando pelos equipamentos, tudo foi produzido ou modificado a partir de produtos portugueses.
No final, este projeto resultou de forma muito satisfatória na procura de esclarecer Lisboa numa só linguagem: torna-la um local excecional para viver e visitar.