- Área: 1000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Salim, Elisa Mendes
“A praia é o lugar de ócio, de trabalho, de encontros, da sexualidade, da repressão, do sono, do jogo, do sol e de mais. Território da instabilidade, da transformação e da incerteza. Seu solo de areia fina se forma e deforma ao gosto do tempo e em função dos desejos. Uma pessoa ou várias? O cruzamento das pegadas nos confunde, indica múltiplas possibilidades, hipóteses que ocupam o imaginário e desafiam a previsão. Passa o dia, o vento e a maré para que, ao amanhecer, o território se faça disponível novamente, sempre aberto ao que virá. A praia faz pensar sobre o tempo, sobre uma forma de ser e deixar de ser”.
A 9º Edição do TEMPO_FESTIVAL - Festival Internacional de Artes Cênicas Rio de Janeiro - apresenta “a praia e o tempo”, instalação do artista e arquiteto Pedro Varella com performances criadas pela coreógrafa francesa Julie Desprairies. Ambos participam do Programa Residência Artística Cruzada do Instituto Francês do Brasil, que aconteceu em 2018 durante o festival, e tem continuação prevista para 2019 na França.
A instalação “a praia e o tempo” se organiza a partir de duas operações combinadas: demarcar e reposicionar. A primeira consiste na inserção de uma grande estrutura quadrilátera de 31x31m e 50 cm de altura que demarca a área de trabalho ao mesmo tempo em que serve como suporte para o acolhimento do público. A segunda se dá a partir do movimento da matéria existente no local – areia e água – que reposicionadas fazem surgir uma nova paisagem topográfica. Combinadas, as duas operações geram uma cenário que se transforma gradualmente ao longo do TEMPO FESTIVAL.