- Área: 5471 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jaime Navarro, HH Fotografía
-
Fabricantes: Cristalum, Kone, Porcelanosa Grupo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto residencial de luxo tem uma localização privilegiada na Cidade do México, em um ambiente natural imbatível. A propriedade apresenta uma topografia muito acidentada, por isso decidiu-se integrar o máximo possível a arquitetura à estas formações naturais, a fim de respeitar o meio ambiente e aproveitar as extraordinárias vistas panorâmicas da cidade percebida entre a vegetação.
O conceito arquitetônico é baseado na criação de um único elemento linear que se dobra sobre a topografia em forma de ziguezague com ângulos retos. Cada dobra responde a diferentes necessidades e contém os espaços destinados aos cinco "apartamentos" do conjunto, aos espaços de lazer e estacionamento.
Esta peça resulta em quatro níveis e, à medida que se adapta ao solo, é transformada em uma estrutura (parede ou laje) e uma praça ou terraço aberto. Uma solução que cria uma forma elegante e sutil com uma clara horizontalidade entre a vegetação nativa do contexto.
O declive natural do terreno gera a forma descendente do acesso à edificação. A entrada veicular está localizada na parte mais alta, com uma rampa em uma inclinação confortável que desce 5 metros de altura para chegar a uma praça de recepção abrindo-se a uma grande área arborizada com espelho d'água e fontes que delimitam o espaço além de 10 vagas de estacionamento para visitantes e a rampa de acesso à garagem dos proprietários. O hall, com acesso ao núcleo de circulações verticais para a distribuição aos diferentes apartamentos nos quatro níveis mais baixos, está localizado no centro do dito quadrado em uma caixa de vidro transparente.
No nível -1 está o estacionamento para os proprietários que abriga 29 vagas de estacionamento. No nível -2 os apartamentos 1 e 2 com 500 m2 cada. No nível -3 é a área de lazer com piscina, spa, academia, terraço, vestiários e banheiros. No mesmo nível está o terceiro apartamento com 700 m2. Por fim, no nível -4, estão localizados os apartamentos 4 e 5 com 500 m2 cada.
A distribuição e os requisitos de cada apartamento são diferentes. O programa de interiores dos apartamentos 1, 2 e 5 contem: acesso à entrada, sala de estar, cozinha, lavabo, dormitório familiar, três dormitórios com closet e banheiro, lavanderia, dormitório de empregada com banheiro e grandes terraços com elementos de água e deck de madeira. O apartamento 3, devido às suas dimensões, possui espaços adicionais, tais como: um quarto dormitório com banheiro, biblioteca e adega. O apartamento 4 também possui uma adega, uma sala de jogos, um estúdio e apenas dois dormitórios.
O projeto possui alturas generosas, plantas livres na área pública e grandes janelas que permitem vistas panorâmicas espetaculares, bem como ventilação e iluminação natural na maioria dos espaços. Os terraços recebem o sol enquanto captam a água da chuva para armazená-la, tratá-la e reutilizá-la para fins de irrigação. A cisterna está localizada abaixo do nível -4 aproveitando o espaço resultante entre a topografia e a estrutura da edificação.