-
Arquitetos: Atelier Pupa
- Área: 130 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: JRBOTAS, Koklatt
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento onde incidiu a intervenção localiza-se num edifício característico da urbanização dos Olivais, com uma estrutura evidente de viga e pilar. A premissa do projecto teve como base a transformação de um imóvel que se apresentava ainda na sua forma e materiais originais, escura e compartimentada, num apartamento com espaços mais fluídos, uma organização mais clara e maior luminosidade.
Um dos pedidos dos clientes consistia numa cozinha com maior relação com a sala de jantar / sala de estar, uma instalação sanitária social próxima das áreas socias e uma instalação sanitária que servisse os quartos localizada numa zona mais privada da casa.
Neste sentido, o primeiro gesto foi separar de alguma forma (mantendo a relação) a zona considerada mais social e a zona mais privada, sendo esta separação feita por um plano de correr até ao tecto. Contudo a carpintaria que marca a sala e divide os espaços, prolonga-se também para a zona de quartos, criando arrumação e uma comunicação entre as duas áreas, que têm uma leitura independente se a porta de correr estiver fechada e uma leitura contínua se a porta estiver aberta.
Demoliu-se parte da parede da cozinha, ganhando-se amplitude e abertura para os restantes espaços, mas podendo ser fechada através de uma porta de correr existente que foi recolocada. Perto da cozinha e da instalação sanitária social localiza-se um escritório e na área privativa os dois quartos, bem como a instalação sanitária, onde a arrumação é feita através de nichos na parede, que criam uma composição dinâmica e servem para arrumação.
O apartamento ganhou amplitude, uma organização mais clara e fluída e maior luminosidade.