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Arquitetos: DS Architects
- Área: 5000 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Michelle Williams Photography
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Fabricantes: EQUITONE, Atkar, Birrus Matting Systems, Bolon, CTA Australia, Dulux, Elton Group, Formica, Johnsons, Johnsons Tiles, Laminex, Laticrete, REFLEX d.o.o, Rodecca, Rokite PR Coloured, Tarkett, Tredfx, USG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A DS Architects foi contratada para liderar a equipe de projeto na conversão de um prédio de três pavimentos e pátio externo para o novo distrito de ciências da Universidade Deakin, em Melbourne.
Para atender ao requerimento de criar espaços convidativos e de aprendizado para estudantes, combinamos design e acabamentos tradicionais e contemporâneos gerando uma instalação funcional, moderna e construída para o propósito. O átrio de vidro criou um centro de estudantes que pode ser usado durante todo o ano, enquanto os grandes laboratórios de ensino melhoraram a eficiência do curso para a School of Life & Environmental Sciences e School of Education.
Redefinir o edifício existente apresentou um conjunto de desafios únicos:
- O pé-direito restrito, que não foi originalmente projetado para ar-condicionado, exigia um desenho cuidadoso dos forros e a integração de ar-condicionado, iluminação e chaminés para garantir as alturas adequadas nos espaços de ensino;
- As salas de serviços existentes, localizadas no meio de cada pavimento, precisavam permanecer no local, exigindo que os laboratórios fossem planejados em torno dessas zonas, mantendo o acesso;
- As colunas estruturais existentes localizadas no meio de cada pavimento exigiam o desenvolvimento de layouts inovadores para os laboratórios de ensino, de modo que os pilares não causassem impacto na funcionalidade.
Desenvolvemos a ideia de transformar o espaço externo não utilizado em um ambiente interno utilizável, envolvendo o pátio externo com um telhado de vidro de 18 metros para criar um átrio. Isso exigiu uma solução complexa de engenharia anti-incêndio, com as fachadas dos edifícios adjacentes separadas por fogo e protegidas por sprinklers do novo átrio. Além de criar uma nova entrada e um centro de estudantes, a ideia do átrio permitiu que a circulação e os espaços auxiliares fossem removidos do prédio existente, liberando lugar para 7 grandes laboratórios de ensino, alguns dos quais podem acomodar mais de 70 alunos:
- Nível 1 - Laboratório de Robótica, Laboratórios de Ciência de Aprendizagem Colaborativa e Central de Estudantes
- Nível 2 - Laboratório de Ensino PC2 e Laboratório de Biologia
- Nível 3 - Laboratório de Fisiologia e Laboratório de Química
A preocupação com os equipamentos audiovisuais foi uma consideração essencial no projeto da instalação. Ele teve de apoiar não apenas o currículo e a colaboração nos laboratórios de ensino, mas também foi necessário garantir boas linhas de visão para todos os alunos devido às colunas estruturais existentes e maiores do que os tamanhos típicos dos laboratórios.
Para minimizar o impacto no edifício e para que as aulas pudessem continuar a serem executadas, a construção foi realizada em 4 etapas. O estágio 1 concentrou-se na construção da nova cobertura do átrio e laboratórios no nível superior do prédio. O estágio 2 correspondeu aos ajustes na parte externa do átrio e a construção dos laboratórios restantes nos dois níveis inferiores. A terceira e quarta etapas envolveram a construção do Laboratório de Robótica e da Central de Estudantes.