- Área: 105000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tianpei Zeng
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um complexo comercial de alto padrão, com seis torres altas contendo escritórios, hotéis e apartamentos comerciais. Adjacente ao distrito de CBD, também está localizado entre dois parques centrais em Shenzhen. O desafio de projeto do URBANUS era construir um conjunto de apartamentos e escritórios de 100.000 m2 em cima de um shopping center com mais de 60.000 m2.
Para liberar a pressão da dimensão vertical da torre alta, a área para os apartamentos foi aproveitada de modo a criar dois volumes de montanhas artificiais, em resposta à enorme escala das torres. Ao mesmo tempo, o projeto se conecta à forma natural das Montanhas Lianhua e Bijia circundantes.
O projeto também inclui um espaço silencioso, conectando os 3 a 4 níveis de escritórios através de passarelas, criando uma pequena cidade com uma rica variação espacial. Existem também alguns espaços públicos, como o teatro ou o centro de exposições, que gradualmente transformam o espaço da "grande" e "sólida" periferia em regiões internas "pequenas" e "dinâmicas". O Loft Town acomodou um shopping center, escritórios comerciais e apartamentos, criando um novo modelo de assentamento que integra moradores, escritórios, espaços comerciais e culturais.
A altura padrão do piso do apartamento no Bloco A é de 9 metros, que pode ser dividida e usada de forma flexível; varandas são definidas nos lados norte e sul, o que confere à sala boa ventilação e proteção solar. Cada família tem um pátio privado, onde os vizinhos podem interagir e socializar, enquanto têm seu próprio espaço privativo. Para a fachada, utilizamos uma grade retorcida acinzentada para maximizar o desempenho do material.
No Bloco B, o loft do hotel e o escritório abrigam um jardim interno, onde uma caixa cênica teatral é projetada, buscando estimular futuras atividades culturais na região. As fachadas são decoradas com placas de cerâmica branca com textura áspera, dando às pessoas a sensação de voltar à natureza.
No Bloco C, há mais de vinte lofts de escritórios de 3 a 4 pavimentos, formando pequenas “aldeias”. Esses lofts foram organizados por grupos, cada um com um pátio. Internamente as divisões têm a largura de 4 a 6m e entre estes grupos há espaços abertos com ruas de 8-15m de largura.
Canais aéreos, terraços, pátios, varandas e galerias estão intercalados entre eles, formando várias estruturas espaciais.
A plataforma de escritório e a plataforma de negócios são conectadas por transportes verticais. Os trabalhadores podem passear no shopping quando estão no andar de baixo e voltar para o andar de cima para trabalhar de forma muito conveniente. No norte é uma área residencial, e no sul as pessoas podem ver exposições no Bloco D.
O Bloco D é outra “montanha” em frente ao Distrito A, localizado no lado sul. Como parte do governo, foi inicialmente definido como o escritório central. A profundidade do volume do edifício varia de 26m a 56m. Ao criar buracos em todas as fachadas do edifício, os pátios internos foram criados em diferentes áreas. Este projeto enriqueceria grandemente os níveis de espaço interno e externo. Na parte interna do prédio, corredores conectam diferentes níveis de espaços, incluindo pátios internos, lounges e plataformas suspensas ao ar livre, formando uma rica experiência espacial. A LOFT Town em UpperHills, usando um novo modelo de construção, cria para seus residentes um estilo de vida multidimensional.