- Área: 30 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marco Antônio
-
Fabricantes: ACABAMAX, Atlas Concorde, Brastemp, CARZIG, Deca, Diamond tornerias, Docol, Dpot Objetos, Dunelli, JB Goldenberg - Escritório de Arte, LEVEL, LG Electronics, Marché Art de Vie, Micasa, Porto Design, Roca, SULFRIO, Silvestre Vidros, Top Marmore, Top mármores, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo foi a inspiração para este projeto. O casal natural de Rondônia, que já morava no interior paulista, viu a necessidade de montar um apartamento pequeno para uso esporádico na capital, e fugir da impessoalidade dos hotéis. O projeto foi minuciosamente planejado para atender todas as necessidades do casal, e como resultado eles decidiram mudar definitivamente. O grande desafio foi otimizar em 30m² de área total deste apartamento todas as necessidades garantindo conforto e praticidade. Apesar do pouco espaço, preto e cinza foram as cores predominantes escolhidas para as paredes, bancadas em pedra, detalhes na marcenaria e mobiliário, mas isso só foi possível pela abundante iluminação natural proporcionada pela grande abertura da sacada que foi totalmente integrada ao dormitório/sala.
O destaque do projeto está na marcenaria projetada que recebe nichos pretos e brancos em tamanhos variados, compondo uma releitura da forma geometrizada do estado de São Paulo, o estado escolhido pelo casal para viver. Em frente ao armário, uma estrutura metálica suspensa corre sob trilho e permite que a tv seja vista da cama e também do jantar. Isso garantiu mais espaço na marcenaria para otimizar em cada porta, o lugar necessário para guardar roupas, objetos diversos, mantimentos e até uma lavanderia, que também acontece dentro do armário com uma mini-lavadora de roupas. Toda a base dos armários foi aproveitada como gavetões compridos para armazenar objetos, e um deles serviu como caminha para os dois cachorros do casal.
As paredes foram revestidas com pedras rústicas naturais na cor preta, um revestimento comumente utilizado em áreas externas, mas que garantiu um clima aconchegante e acolhedor. O terraço gourmet foi transformado em cozinha e jantar e totalmente integrado ao dormitório. Ainda na cozinha foi projetada uma estrutura aramada permitindo maior transparência e sensação de amplitude. Esta estrutura abraça os dois lados da cozinha, aproveitando as costas da viga existente para armazenar utensílios, livros e objetos.
O banheiro original foi aumentado para melhor conforto na área do chuveiro, originalmente muito pequena. No box foi utilizado o mesmo revestimento em pedra aplicado nas demais paredes do apartamento - em espaços tão reduzidos, a pouca variedade de materiais escolhidos permite uma melhor integração e unidade entre os ambientes. A iluminação prioriza a luz natural, e o projeto luminotécnico contempla diversas cenas criadas para os espaços que são multiusos. Uma sanca em gesso percorre todo o perímetro do dormitório/sala garantindo uma iluminação indireta, suave e aconchegante, e preserva em toda a área central do apartamento o pé direito ampliado.