- Área: 300 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Gomez
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se situa em um terreno inclinado com uma área de 1050 metros quadrados em uma região residencial emergente dentro de Cachagua, em Valparaíso. Sua implantação privilegiada sobre uma encosta próxima a uma extensa praia nos permite operar o projeto a partir de estímulos visuais orientados à costa e ao horizonte. Dessa maneira, a possibilidade de obter vistas próximas e distantes é entendida como uma das principais variáveis em nosso projeto.
A busca está em contemplar, a partir uma situação dominante, a paisagem natural, transformando a casa em uma espécie de refúgio que tenta capturar, mesmo que momentaneamente, seus residentes dentro de um anseio bucólico de vivenciar um entorno idílico. A disposição do programa apoia esta estratégia: organizada em "L" e em dois níveis, a casa experimenta sua área pública no espaço da piscina.
Consequentemente, a casa se abre ao mar e ao pátio enquanto se fecha aos morros circundantes através de empenas cegas materializadas com elementos de madeira de pinhal. A esbelta estrutura metálica aparente preta que domina a expressão do projeto sustenta o perímetro da casa através de sucessivos pilares em "V". Sobre o conjunto estrutural metálico vão sendo aderidas diferentes camadas construtivas que se traduzem em uma arquitetura de aparência sutil, leve e de espessuras finas.
Trata-se de uma casa pensada para ser habitada por temporadas. Sua ocupação esporádica sugere resolver um problema flexível a partir de atividades vinculadas ao ócio e, ao mesmo tempo, capaz de adaptar-se a diferentes demandas e modos de habitar.