- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Alosno é um pequeno povoado na comarca de Andévalo no sul da Espanha, conhecido pela criação de porco e produção de jamón ibérico. Implantado em meio a histórica vila mineira de Tharsis e sua arquitetura britânica do final do século XIX, o projeto da Casa Borrero encontra-se incrustado em um tecido urbano histórico muito particular, seu programa é bastante compacto e conta ainda com uma garagem exterior, independente do volume da casa.
Um dos principais requisitos do cliente era uma casa térrea, encaixada em um terreno de sete metros de largura e quarenta de profundidade. A partir destas condicionantes, fomos bastante críticos e pragmáticos durante o desenvolvimento deste projeto: uma oportunidade para refletir sobre os clichês de um projeto de arquitetura contemporânea dentro de um contexto histórico.
Este é um projeto arquetípico de casa e embora tenha sido construída através de sistemas construtivos tradicionais, ela não deixa de ser surpreendentemente moderna: as paredes estruturais do perímetro permitem alcançar um grande vão transversal, liberando a planta de estruturas secundárias para aproveitar a grande profundidade do terreno, transformando a lateral da casa em uma nova grande fachada principal. Desta maneira, organizamos todo o programa em uma única planta longitudinal coberta por um telhado simples de uma só água inclinada ao longo dos quarenta metros de profundidade do terreno.
O programa da casa se desenvolve naturalmente ao longo do volume do edifício. Como uma tradicional casa de porta e janela, os quartos se sucedem um depois do outro porém, há um longo corredor posterior que dá acesso a todos os compartimentos da casa que por sua vez, dão frente para a fachada principal sempre muito bem iluminada. Por outro lado, transformando a fachada lateral em frente, a garagem passou a ocupar a outrora fachada frontal do terreno, separada e independente mas conectada através de um pátio que também funciona como o espaço de recepção da casa. Era nossa intenção criar dois volumes separados que rompessem com a unidade do volume.
Como um reflexo da estrutura interior da casa, a envoltória exterior do edifício apresenta módulos e curvaturas rítmicas que servem para melhor suportar as cargas da cobertura que se inclina sobre ela. Para a construção da fachada utilizamos dois tipos de tijolos, um simples e retangular e outro arredondado para o acabamentos das esquinas, transformando uma fachada relativamente simples em uma superfície dinâmica e complexa.