- Área: 1308 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Patrick Bingham-Hall
-
Fabricantes: Novelis, Stion
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente solicitou uma residência dinâmica e interessante, que aproveitou ao máximo o seu terreno inclinado e a vista para o belo jardim botânico patrimonial de Singapura. O pedido do cliente foi basicamente um processo orgânico em que diferentes espaços foram adicionados na medida em que o desenho foi desenvolvido. Isso dificultou a coerência do processo de projeto, de modo que a constante racionalização de espaços e o volume global se tornou uma operação contínua.
O Feng Shui também desempenhou um papel importante na determinação dos elementos de desenho como a fachada curva e a inclinação da porta principal. O terreno está localizado na movimentada Cluny Road, em frente à entrada do jardim botânico da cidade.
Já que a residência estava localizada em uma plataforma a vários metros acima do nível da avenida, o acesso de veículos era difícil e foi um fator determinante no projeto. A fim de minimizar a diferença de altura, optamos por construir uma base. Para que ela fosse iluminada e arejada, criou-se um pátio com um lago e uma cascata, introduzindo uma conexão direta com a natureza. Porém, apesar de ter adotado essa estratégia, a via de acesso permaneceu um pouco íngreme.
Devido à altura do terreno, a residência está exposta à rua. Dessa forma, decidimos fazer com que a edificação parecesse leve, como se estivesse "flutuando", e conseguimos isso graças aos grandes balanços.
Para os pavimentos inferiores foi utilizado o concreto e, para os superiores, uma mistura de concreto e aço que possibilita os grandes balanços. Para a base foi utilizada uma estrutura de aço com um telhado de alumínio, que suporta um grande conjunto de células fotovoltaicas.