-
Arquitetos: STUDIO DLUX
- Área: 36 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hugo Chinaglia
-
Fabricantes: Brastemp, Cortare, Mono Design, Os Ferreiros, Tokstok
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio dLux recebeu a missão de transformar um antigo consultório médico no novo espaço de trabalho e workshops da escritora Ana Holanda. Conhecida pelo seu workshop de escrita afetiva, nossa cliente tinha a necessidade de ter um espaço híbrido que pudesse se transformado em uma sala de eventos ou um espaço livre a qualquer momento.
Por falar em afeto, o espaço em questão traz grandes recordações para nossa cliente e por isso teve de ser cuidadosamente projetado para de alguma maneira manter algumas destas recordações. O espaço foi durante muitos anos, o consultório médico do seu pai e por anos estava desativado até ela ter a ideia de ocupá-lo. O antigo consultório cheio de divisórias e mal iluminado deu lugar a um novo espaço completamente aberto e bem iluminado naturalmente.
O espaço principal do escritório possui um estar, uma copa, o espaço de trabalho e uma grande área livre. Esta área livre conta com alguns baús de madeiras que armazenam cadeiras dobráveis que podem compor o espaço de workshops quando necessárias. Além disso estes baús são volantes e podem ser utilizados como mesas de centros para outros tipos de configuração de conversas e cursos.
O principal intuito do espaço é sua personalização através dos diversos usos que a Ana Holanda necessita no seu dia a dia. O espaço também reflete sua personalidade e as cores foram escolhidas através de um grande estudo com ela sobre como ela enxergava o espaço ideal para dar seus cursos. Dessa maneira, o processo de construção do projeto foi sempre muito perto a ela, para que todos os detalhes ficassem impressos no espaço.
A iluminação do espaço é um grande destaque do projeto, a única abertura externa que antes era reprimida por uma única sala, iluminou todo o espaço com sua abertura. Para complementar, a iluminação artificial foi pensada criando novos pontos além dos existentes, com estruturas aparentes pintadas. Por fim, os banheiros já existentes com antigos azulejos foram mantidos e renovados os que estavam ainda em boas condições para que se torne também uma memória afetiva do espaço antigo de seu pai.
O prazo do projeto e da execução eram curtos e por isso utilizamos mobiliários e acabamentos facilmente encontrados no mercado e a marcenaria feita através de fabricação digital para rápida execução. O processo de projeto e execução levou 60 dias para ficar pronto.