-
Arquitetos: André Ávila Arquitetura, Luis Canepa Arquitetos
- Área: 140 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rómulo Fialdini
-
Fabricantes: Clarismad, De Fragoso, Deca, Eliane, Eliane Revestimentos, Pec Pisos, Portobello, Suvinil, Teakstore
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência em questão, sempre foi um sonho de consumo para os dois irmãos que viviam em Pinheiros. Assim quando tiveram a oportunidade, locaram a residência e em tratativa com a proprietária negociaram uma grande reforma no imóvel. Antes uma casa sem insolação e ventilação, com acabamentos em péssimo estado e mal dimensionada, foi totalmente reformada, com a demolição de alvenarias internas, troca de esquadrias, aplicação de novos revestimentos e um projeto luminotécnico que trouxesse mais vida aos ambientes.
No térreo foi proposto a unificação das salas de estar e jantar, abertura da cozinha com um balcão que serve como passa prato e decoração da sala. A cozinha foi totalmente refeita proporcionando maior uso do espaço. Em relação aos acabamentos, foram aproveitados os antigos tacos de madeira na sala e na cozinha realizado um novo piso de cimento queimado. A paredes foram descascadas para deixar os tijolinhos de barro a vista. A iluminação e elétrica foram feitas em eletrodutos e calhas galvanizados, para preservar a estrutura da casa e proporcionar um estilo mais industrial.
No quintal, o espaço foi aberto e instalado uma grade metálica para instalação do jardim vertical. O acabamento é todo em cimento queimado e texturas de terra cota. Além disso foi criado uma copa/bar seguindo a linguagem da cozinha. A edícula aos fundos, foi reformada, ampliando seu espaço e servindo agora como home office da casa. Foi desenvolvido o mobiliário especialmente para o espaço, com a criação de uma grande mesa de trabalho.
No pavimento superior, temos os quartos, aonde o piso foi reutilizado os tacos de madeira, descascadas as paredes, deixando os tijolos a vista, e instalados as calhas e eletrodutos aparentes para iluminação e elétrica. No banho principal, foram modificados os pontos hidráulicos e realizado uma grande bancada para apoio. O box foi delimitado com porcelanato preto, deixando-o em destaque no ambiente.
Em resumo a reforma foi ampla e com um custo baixo, utilizando-se de materiais e técnicas que otimizaram o espaço, definiram novos acabamentos, reestruturaram a iluminação e ventilação, proporcionando uma nova casa com identidade e personalidade.