-
Arquitetos: Jacobsen Arquitetura
- Área: 914 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira visita para conhecer a propriedade nos revelou o desafio que seria construir uma casa naquele local. O terreno natural possuía aclive próximo a 45% e encontrava-se imerso em densa vegetação de Mata Atlântica. A partir do ponto mais alto do lote, conseguíamos avistar o mar sobre as árvores. O extenso programa de necessidades e o desejo dos proprietários de ter vista para o mar a partir da área social completavam nossas prerrogativas de projeto.
Trabalhamos inicialmente com maquetes físicas e virtuais da topografia do terreno, tentando literalmente encaixar, da forma mais sutil possível, a arquitetura no relevo original, minimizando a intervenção do projeto na paisagem. Ao mesmo tempo, evitávamos uma volumetria radicalmente vertical, inadequada para uma casa de praia, que sob nossa ótica, não deveria aparentar possuir mais de dois andares.
Nossa proposta foi dispor o projeto em 5 pavimentos escalonados e esteticamente independentes uns dos outros, onde nunca se tem a percepção da altura como um todo. Desta forma, o pavimento de acesso é caracterizando por um volume sólido, revestido de pedra bruta e mais mimetizado ao terreno. O segundo andar forma um espaço vazio, onde dispomos varanda, espelho d'água e áreas de uso familiar.
O terceiro andar comporta os quartos e é formado por um volume puro revestido por painéis de madeira em balanço, sobre os pilotis. Sobre esse bloco está a área social, formada por um terraço com piscina, lançados para a vista. A sala e a varanda estão recuadas junto ao terreno e protegidas por uma esbelta cobertura plana com beirais e caixilhos em vidro. O último pavimento é formado por uma área descoberta em deck de madeira e acomoda também a sauna, apoio e piscina de hidromassagem.