-
Arquitetos: COBE
- Área: 400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj - COAST
-
Fabricantes: AAB, Flexwood A/S, Tásinge
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em cooperação com a Powered by E.ON Drive & Clever, COBE projetou um novo tipo de estação de recarga para veículos elétricos na Escandinávia. As estações não apenas prometem recarregar um veículo em apenas 15 minutos, mas também oferecem aos motoristas e passageiros um merecido descanso e a possibilidade de recarregar suas próprias baterias mentais enquanto o carro está sendo abastecido.
A nova estação de carga está localizada no centro da rodovia E20, na cidade dinamarquesa de Fredericia. Sendo a primeira de seu gênero, ela faz parte de uma futura rede de 48 estações de recarga ultra rápida para veículos elétricos ao longo das estradas escandinavas.
As estações de carregamento consistem em uma série de "árvores" estruturais. Elas têm coberturas muito semelhantes às copas das árvores que oferecem sombra e proteção enquanto definem um ambiente verde e uma atmosfera relaxante. Um contraste marcante com uma estação de serviço tradicional, onde as filas de veículos, odores de combustível e escapamento são comuns.
Graças a um conceito de design modular, as estações são expansíveis, de modo que uma única "árvore" pode facilmente se tornar uma "floresta", dependendo da necessidade. As estações são construídas em madeira e concreto certificado, cobertas por painéis solares e cercadas por árvores e outras vegetações selecionadas em colaboração com a Sociedade Dinamarquesa para a Conservação da Natureza, com o objetivo de melhorar a biodiversidade na estação. Todos os componentes da edificação podem ser divididos em materiais utilizáveis e recicláveis, e a escolha da madeira como material de construção enfatiza ainda mais o design sustentável da obra.
A primeira das estações de recarga ultra-rápidas oferece uma experiência descontraída na natureza com a capacidade de recarregar quatro veículos elétricos simultaneamente. A estação de recarga de Fredericia é construída como um bosque de doze árvores com uma cobertura total de 400 m2, representada por uma mistura de painéis com telhado aberto e fechado. O objetivo é que tanto essa nova estação quanto a próxima ofereçam aos usuários uma sensação agradável, silenciosa e tranquila que pode tornar até mesmo as estradas mais seguras.