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Arquitetos: Eduard Balcells, Ignasi Rius Architecture, Tigges Architekt
- Área: 950 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Adrià Goula
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Fabricantes: AutoDesk, Carinbisa, Ducasa, Finsa, Hormipresa, Massachs, Metsa Woods, Roca, Suberolita
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reciclar cinco edifícios e um jardim. A Escola El Til·ler instala-se num antigo jardim privado abandonado, no bairro de Bellaterra. O conjunto é articulado ao longo da estrada principal existente, que se torna uma pequena encosta conduzindo até uma praça aberta para a paisagem do Vallès Valley e da Sierra de Collserola.
Cinco dos seis edifícios que compõem a escola são pavilhões modulares de madeira e aço que vêm de outros dois locais anteriormente ocupados pela escola. Estes edifícios são desmontados, transportados e reconfigurados cuidadosamente no novo terreno, em três terraços delimitados por encostas verdes que se adaptam à topografia e à vegetação existentes. O conjunto é complementado com o novo volume para a educação das crianças e espaços comuns, que é apresentado aqui.
Sequências, horizontes, luz. Planejamento urbano como expressão pedagógica. A escola propõe uma expressão espacial contemporânea da pedagogia Waldorf-Steiner adaptada a um clima mediterrânico. Assim, não há corredores internos e o acesso à sala de aula segue uma sequência espacial gradual: encosta-pátio-pórtico-sala de aula.
Os horizontes - as vistas - expandem-se à medida que a criança cresce, e a rotação relativa das salas de aula na topografia confere intensidades e mudanças de cores na luz. Sequências, horizontes e luz personalizam cada sala de aula, enfatizando e acompanhando a experiência de crescimento.
Ambientes e molduras. Arquitetura como expressão pedagógica. O novo edifício para a educação das crianças e espaços comuns concentra os pilares nas fachadas em forma de contrafortes, liberando assim os pilares interiores das plantas e possibilitando a colocação das salas de aula na sala polivalente, que necessariamente deve ser diáfana. Entre estes apoios surgem nichos que respondem às necessidades pedagógicas e funcionais de cada espaço.
Externamente, os ambientes estão contidos dentro de molduras que reduzem visualmente a escala do edifício, aproximando-o das crianças. O Station Table, mais singular elemento espacial da pedagogia Waldorf - um pequeno "altar" onde os ciclos da natureza são explicados - organiza a sala de aula e é posicionado em um ambiente com luz natural específica - lateral, refletida e difusa.
Conforto climático passivo e otimização de orçamento. O isolamento das fibras de madeira e a inércia térmica da estrutura de concreto quase eliminam a necessidade de aquecimento no inverno. O conforto durante o resto do ano é feito através de ventilação cruzada, fachadas ventiladas e venezianas externas.
A compactação volumétrica, a semi pré-fabricação da estrutura e das fachadas - construídas inteiramente em madeira - e a expressão direta dos materiais sem revestimentos permitiram que esta escola fosse feita para uma cooperativa de pais e professores com orçamento usual da escola pública. A fachada deixa de ser um plano para se tornar um espaço habitado. A sala de aula torna-se uma casa e a escola é uma pequena cidade ao longo de uma encosta.