-
Arquitetos: Snohetta; Snohetta
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nordkette é a cadeia montanhosa mais ao sul do Karwendel, a maior dos Alpes do norte localizada próximo à cidade tirolesa de Innsbruck. Os funiculares Hungerburg e Nordkette levam os visitantes diretamente do centro da cidade até a estação de teleférico Seegrube, a 1.905 metros acima do nível do mar, onde o "Caminho das Perspectivas" se desenvolve em um ambiente alpino de tirar o fôlego. Aqui, a trilha panorâmica sinuosa de 2,8 quilômetros e seus elementos individuais atraem os visitantes para um passeio com 142 metros de subida.
Ao longo do caminho, as sutis intervenções arquitetônicas se misturam perfeitamente a esta paisagem espetacular, oferecendo aos visitantes a oportunidade de experimentar as vistas impressionantes da paisagem alpina desde diferentes perspectivas. Cada elemento, dos bancos à plataforma de observação, marca um ponto único ao longo da trilha ou serve como espaço de encontro. "Utilizando pequenos gestos de desenho, destacamos elementos marcantes da paisagem alpina, acrescentando à experiência paisagem montanhosa, em vez de criar uma estrutura atraente", explica Patrick Lüth, arquiteto e diretor administrativo do escritório Snøhetta em Innsbruck.
A plataforma de observação, que parece crescer fora do terreno, projeta-se elegantemente sobre a borda da paisagem e enfatiza as mudanças topográficas. De pé na plataforma, os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas do Vale abaixo, enquanto a grade de metal sob os pés confere uma sensação de flutuação acima do terreno. Uma escada marca a transição até a vegetação de pinheiros. O parapeito, por sua vez, permite que os visitantes tenham a chance de se inclinar e admirar os impressionantes montes de Langer Sattel e Frau Hitt. As plataformas de madeira que cercam a suave elevação da chamada “Big Stone” em vários níveis fazem dela um popular ponto de descanso. Em um nível ligeiramente mais elevado, plataformas de madeira escalonadas formam um anfiteatro.
Cada um dos dez elementos é formado por peças de aço corten, uma escolha material que foi inspirada pelo contexto e intervenções anteriores. "Perspektivenweg" adapta as estruturas técnicas existentes das barreiras de avalanche da Nordkette, que são feitas do mesmo aço intemperizado. A madeira de larício, típico das florestas locais, forma seus bancos. Citações do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein estão inscritas nas novas características arquitetônicas. As palavras convidam os visitantes a refletirem, tanto interna quanto externamente, sobre a paisagem, conferindo um duplo significado ao caminho das perspectivas.