- Área: 378 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Eduardo Macarios
Descrição enviada pela equipe de projeto. Composta por dois aspectos fundamentais: desenho estrutural e natureza, essa casa mescla os elementos construídos a uma bela paisagem de fundo de vale no interior paranaense, inter-relacionando o aspecto geográfico e a topografia local. Implantado como uma pedra inserida na paisagem, o chão elevado num platô único está delimitado por um muro de concreto do tamanho do terreno em uma cota mais privativa com relação a rua, agregando a piscina em sua borda minimizando impacto de aterro.
O desenho da estrutura que repousa nessa pedra posiciona-se junto aos fundos do lote, para que como premissa da proposta a mesma se revelasse logo no acesso como uma peça escultural que une estrutura e arquitetura, mantendo o concreto aparente com forte apelo as técnicas locais. A tecnologia em concreto protendido disponível no mercado, aliado ao desejo de vanguarda, resulta na sobreposição de duas grandes lajes com vãos e balanços que exploram a técnica e projeta-se sobre o terreno com grandes áreas sombreadas. Em complemento, a espacialidade delimita-se na posição dos elementos estruturais complementares de apoio: dois pilares paredes em paralelo a fachada, são os fechamentos laterais que orientam o olhar do observador para a paisagem exterior.
Dois pavimentos organizam o projeto. Ao nível térreo acomodam-se os espaços de convivência integrados a um grande deck de madeira junto a piscina, proporcionando apropriação do uso de forma flexível, e ao nível superior acomodam-se os espaços íntimos, com os quartos orientados para a face leste onde o sol nasce e se observa o vale. E suma o projeto sugere um exercício de reflexão aos moradores, entendendo o seu lugar de fato, o lugar natural e o edificado, as técnicas utilizadas, os materiais disponíveis e a sua existência nesse cenário.