- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Arquideco, Cortizo, Grupo Arca, Piacere
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada no planalto de uma montanha, a quase três horas da Cidade do México, e aborda duas diretrizes aparentemente contraditórias: proteção e abertura. Por um lado, procura ser um refúgio do clima radical que, no mesmo dia atinge uma temperatura de quase 30 graus centígrados onde chove quase diariamente durante 6 meses. Por outro lado, tenta abrir-se o máximo possível para uma vasta paisagem.
A fim de atender tanto a necessidade de proteção quanto ao desejo de se abrir, a residência é organizada em torno de quatro pátios. O primeiro, curvo, funciona como um espaço de transição entre o exterior e a casa; o segundo, maior e na posição central da casa, marca a transição das áreas mais privadas para as mais públicas; o terceiro, em um nível inferior, é um espaço fechado que leva aos terraços na cobertura; e o quarto, por fim, forma uma espécie de casa em si para a área de serviço.
Estes quatro pátios permitem gerar diferentes áreas dentro de uma paisagem infinita e enquadrar as vistas de forma pontual. Eles também fornecem uma dialética maior entre o interior e o exterior, por exemplo, cada ambiente está voltado para um pátio em um dos lados e um exterior livre no outro, que traz ventilação cruzada e luz solar em duas ou três orientações diferentes, gerando uma casa para dentro e outra para fora.
Esta condição dual da residência é refletida em sua materialidade já que a casa é feita de tijolo e o seu interior é feito em concreto e madeira. A cor vermelha e a textura áspera ao usar tijolos quebrados na face externa acentuam uma condição completamente diferente ao uso de superfícies lisas e tons neutros no interior.
As coberturas das salas, o escritório e a sala de jantar são abóbadas de concreto que geram uma nova topografia coexistindo com a paisagem vegetal dos telhados planos e correspondendo, por sua vez, às áreas de menor hierarquia como cozinha, banheiros, depósitos... Deste modo, estabelece-se um jogo entre as formas orgânicas das abóbadas cobertas de barro e os telhados verdes.