- Área: 383 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Alumidoors, AutoDesk, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensada para ser o refúgio na praia de um jovem casal com duas meninas pequenas, a Casa FL tem em seu DNA um projeto despojado e ao mesmo tempo elegante e confortável. Localizada em um condomínio no litoral norte do Rio Grande do Sul, a casa foi pensada com um layout integrado, que se volta para o lago que fica ao fundo do terreno.
A arquitetura de interiores, também desenhado pelo escritório, é leve e prática, de acordo com o que se espera de uma casa de praia. A paleta de cores, entre os tons nudes e azuis, remetem à leveza do clima praiano.
Para destacar a amplitude do espaço, toda a área social do térreo é integrada. A cozinha, com uma grande bancada gourmet, foi projetada para ser apoio e também onde a família recebe amigos para um encontro. O contraste do preto e branco, que aparece tanto no revestimento como nas portas dos armários, compõe com a madeira e o silestone cinza. Os ladrilhos e luminárias em madeira dão um toque jovem e despojado. A mesa redonda, valorizada pelas cadeiras assinadas por Aristeu Pires, serve como apoio do jantar, cantinho de jogos ou até para um agradável bate-papo.
Todo esse espaço se conecta à sala de estar que, com a sutileza e delicadeza de seu mobiliário e cores, se torna o ponto central da casa e é evidenciado pelo pé direito duplo. Aqui, os destaques ficam por conta da estante do living, que valoriza a coleção de cerâmica artesanal, e do aparador, ambos projetos do escritório. Preenchendo e valorizando a altura generosa da casa, a estante é sustentada por estrutura metálica preta que contrasta com as prateleiras em lâmina de madeira natural clara.
O clima agradável é resultado da harmonia entre tons nudes e minerais e da iluminação quente e indireta que dão sensação de aconchego característico de um ambiente praiano. O aparador, que funciona também como um carrinho, tem a flexibilidade de ser mudado de lugar conforme a necessidade, sendo um apoio perfeito com suas bandejas coloridas que dão vida ao espaço. Do mezanino, onde ficam as circulações dos quartos, é possível visualizar toda a área social da casa.
Os materiais e cores escolhidos, do exterior ao interior, seguem a mesma linguagem: naturais e leves, buscando o ar jovem e litorâneo. As linhas retas das fachadas, que demarcam as marquises e coberturas em concreto, compõe em equilíbrio com painéis ripados verticais de madeira, formados por venezianas móveis que dão acesso dos dormitórios às varandas. Este recurso, além de proporcionar privacidade e proteção solar, traz movimento e dinamismo à fachada.
A madeira também é utilizada na porta pivotante da entrada principal da casa, fazendo uma ligação de materiais entre o primeiro e o segundo pavimento. As esquadrias em vidro na fachada principal da casa valorizam o pé direito duplo da área social. Já na fachada posterior, integram todo o espaço social com a piscina.