- Área: 240 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lua Nua é um projeto de reabilitação de uma moradia de piso térreo com cerca 240m² de implantação, localizada em São Teotónio, Odemira. Insere-se num território natural com um enquadramento paisagístico de excepção, no qual se destaca a presença de um lago e do verde luxuriante da vegetação.
A edificação encontrava-se em relativo estado de degradação e pedia uma reformulação global. A solução proposta parte de uma análise ao edificado existente com o objectivo de conservar e enaltecer as suas características construtivas, introduzindo simultaneamente, as novas infra-estruturas necessárias.
Os clientes tinham por objectivo a instalação de um turismo rural e a construção de uma piscina exterior, tendo em consideração a eficiência do custo da intervenção.
As alterações no interior da habitação implicaram a re-estruturação dos espaços existentes. O conceito principal consistiu em afetar aos espaços voltados a norte e a sul, os espaços dedicados aos quartos e, no eixo central nascente-poente, os espaços de utilização comum. Deste modo, criou-se uma nova dinâmica de utilização dos espaços privados e dos espaços públicos.
Foram instalados quatro quartos, um estúdio, uma sala de estar/refeições, uma cozinha e um lavabo social. Todos os quartos têm um acesso independente ao exterior e dispõem de uma instalação sanitária própria. A compartimentação é feita através de uma peça de mobiliário, que incorpora simultaneamente a cabeceira da cama, duas prateleiras e dois painéis de acesso às instalações sanitárias. Esta peça é fulcral no desenho do interior dos quartos, criando jogos de luz, reflexos e transparências entre os dois espaços. O pavimento e os revestimentos interiores em microcimento estendem-se também ao pavimento exterior, criando uma ideia de continuidade e fluidez entre os espaços.
A zona da piscina foi implantada no seguimento do eixo público principal, respeitando a morfologia do terreno. O acesso é feito através das escadas existentes até à plataforma natural, num nível inferior à casa. O seu posicionamento, destacado em relação às construções, prevê, não só a optimização da exposição solar durante o dia, como um certo isolamento no contacto com a natureza.
A piscina é um volume escuro, maciço, contrastante com o verde natural e o branco caiado da habitação. Na sua totalidade, o projeto pretendeu integrar harmoniosamente o edificado existente com o programa proposto e com a envolvente, criando momentos que oscilam entre diferentes graus de privacidade, num ambiente informal, descontraído e desinibido.