-
Arquitetos: SAA arquitectura + territorio; SAA arquitectura + territorio
- Área: 230 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nico Saieh, Sergio Araneda
-
Fabricantes: GHP Chile, Maderas Petermann, Titan Panel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa de necessidades da Casa Sombreros consistia em uma residência unifamiliar às margens do Lago General Carrera, muito próximo ao vilarejo de Puerto Rio Tranquilo, localizado à 4 horas ao sul de Coyhaique na Patagônia chilena. Desde o princípio, e dadas as condições naturais do terreno, procuramos desenvolver um projeto que respondesse a duas importantes questões. Nosso cliente solicitou a incorporação de sistemas construtivos e materiais locais da Patagonia chilena, além de que deveríamos entender a adversidade das condições climáticas específicas desta região: isolamento, dificuldade de acesso e limitada opção de materiais, clima inóspito ao trabalho no canteiro de obras e escassa disponibilidade de mão de obra.
A partir disso, projetamos a estrutura bruta da casa com materiais industriais e em sua maioria, pré-fabricados. Simplificamos o processo de construção transformando-o em uma pré-fabricação e montagem in loco, a qual levou ao todo cinco meses. As fundações foram ancoradas diretamente na rocha; dando suporte a estrutura de pilares e vigas e posteriormente, aos elementos de vedação da casa; pisos, divisórias e forros vieram posteriormente depois que o volume principal já estava vedado. O acabamento foi feito em madeira natural, disponível em abundância na região e muito bem trabalhada pelos pedreiros e carpinteiros da região.
A estrutura espacial da casa se organiza através de dois pavilhões paralelos longitudinalmente orientados à nordeste e deslocados entre si para melhor explorar as vistas e a iluminação natural no interior da casa. O pavilhão mais próximo do lago é aquele que abriga os espaços sociais e de uso comum, estendendo-se no sentido norte; o segundo volume, que abriga os espaços íntimos da casa, se projeta em direção ao sul distribuindo os quartos ao longo de um corredor que aponta para o lago. Atravessando os dois volumes, uma pequena sala de estar incorporada à cozinha e a sala de jantar é o elemento responsável pela conexão entre os dois pavilhões.
A paisagem austral da Patagônia chilena se caracteriza pela imensidade da natureza em relação a uma ocupação muito dispersa e de baixa densidade. O projeto da Casa Sombreros procura, através da simplicidade de seus materiais e das técnicas construtivas utilizadas, interferir minimamente na paisagem natural de Aysén.
Assim, propusemos um edifício de volumetria simples, que em sua situação isolada e quase inacessível, se mimetiza como o lugar, não apenas por seus materiais, mas principalmente pelo sistema construtivo utilizado. Os detalhes de sua arquitetura enriquecem o conceito de cabana, revelando através das novas tecnologias incorporadas, mais amplitude e transparência que só favorecem o espaço de vida e a relação entre o homem e a natureza.