-
Arquitetos: BLT arquitectos
- Área: 2000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Astori, Grupo MSH, Maestre
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno centro comercial está localizado em meio a uma área suburbana da cidade de Córdoba. Córdoba, como a maioria das cidades argentinas, está sofrendo um processo de dispersão e crescimento em forma de subúrbios de baixa densidade, modelos urbanos importados, sem identidade nem qualidade urbana. Neste entorno urbano descontínuo e anônimo, formado por infinitas residências individuais e edifícios isolados, consideramos necessário construir não apenas um lugar para satisfazer as necessidades de compra do setor, mas também um lugar de encontro significativo que se transforme em um ponto de referência para a região, dotando-o de urbanidade e de características próprias da cidade tradicional. Este espaço na cidade tradicional é a praça maior, lugar de encontro, cívico e comercial, pondo te referência para toda a cidade. Os subúrbios não possuem nenhuma dessas características, por isso propusemos que este novo centro comercial fosse também uma praça pública que permite introduzir algumas das características da cidade tradicional no entorno suburbano.
Este edifício pretende não apenas satisfazer os estritos requerimentos comerciais do cliente, mas também fornecer um novo espaço urbano para a região. O edifício não deveria ser um objeto icônico, mas um plano de fundo neutro para um espaço público que permita diversas atividades e funcione como lugar de encontro. O coração do projeto é a praça, e os edifícios que a rodeiam apenas uma forma de conter e definir o vazio. A praça é delimitada por três elementos independentes conectados entre si por uma galeria mais baixa que serve para reduzir a percepção de escala do conjunto a partir do interior da praça. Uma rigorosa modulação permitiu vincular os grandes vãos dos edifícios pré-fabricados e os vãos menores da galeria metálica. A flexibilidade foi um dos principais requisitos, que, paradoxalmente, se resolveu através dessa rigorosa modulação que controla a totalidade do conjunto.
Construir um espaço urbano significativo em meio a um subúrbio anônimo é possível, e a resposta não é nova: trata-se de recuperar e ressignificar as qualidades urbanas de nossa cidade tradicional, neste caso a praça, para poder, a partir da arquitetura, contribuir com uma região da cidade que carece de urbanidade.