- Área: 538 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manolo R. Solis
-
Fabricantes: Comex, EUCOMEX, Interceramic, Pinturas Berel, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta consiste em uma residência unifamiliar rodeada por vegetação. O projeto está situado ao norte da cidade de Mérida, em um contexto em desenvolvimento, cuja ativação territorial está sendo desencadeada por residências unifamiliares, edifícios multifamiliares e estabelecimentos comerciais. A superfície total do lote foi dividida em dois, sendo uma destinada à casa e a outra a um projeto futuro da família. Ambas serão conectadas por uma varanda ao sul do terreno.
As atividades domésticas requeridas pelos usuários foram configuradas de acordo com a relação entre elas e o grau de privacidade necessária a cada uma, assim como pelas características climáticas do local. O programa se organiza em três volumes orientados a norte para permitir que a ventilação natural cruzada regule a temperatura interna. As aberturas foram definidas pela trajetória solar com a intenção de proporcionar iluminação natural indireta aos espaços internos.
Os volumes correspondem às atividades que abrigam e eles se relacionam com os jardins. O corpo central recebe as atividades coletivas e articula todos os espaços entre si através de um pé direito duplo que delimita dois terraços externos, um no térreo e outro no pavimento superior. O volume central gera uma abertura para o jardim posterior no térreo e permite conexões físicas e visuais entre os espaços públicos internos e o externo.
As atividades privadas acontecem nos elementos sólidos com aberturas específicas para regular as visuais e sua interação com as diversas áreas da casa. Uma sequência de pátios no térreo vincula os espaços privados com o exterior vegetal. Os materiais são uma narrativa sobre as atividades realizadas no interior. As superfícies de pedra envolvem os espaços que demandam privacidade, enquanto o vidro permite conexões visuais entre os volumes e seu contexto.