- Ano: 2015
-
Fotografias:François Dantart
-
Fabricantes: Béton
Magasin et atelier - Cycles Prineau
A loja Cycles ocupa uma posição estratégica entre o centro da cidade e as infraestruturas periféricas. A implementação da loja revela o "genius loci" do lugar e seus fluxos cinéticos. Ao longo da ferrovia, um volume baixo, longo e volumoso é localizado, ecoando as locomotivas.
Este volume contém as oficinas que aumentam o efeito horizontal do cenário em segundo plano. Ao lado das oficinas, um volume levitado com um telhado de azulejos se curva para replicar a estrada vizinha. Esta é a loja que é projetada como a elevação principal.
Neste projeto, busca-se uma técnica de inteligência construtiva para combinar estética e economia no projeto. Um módulo de 1,20 m é usado na concepção das plantas e elevações. O volume é elaborado de forma a atender aos interstícios urbanos do local.
O projeto recusa a ornamentação em favor de qualidades intrínsecas de materiais e proporções. Com sua orientação volumétrica e mudança de fachadas ao longo do tempo, este projeto propõe articular a cidade e sua periferia.