Descrição enviada pela equipe de projeto. O ArtLab, da Universidade de Harvard, um espaço transversal para as artes, está localizado no campus Allston da escola, em Cambridge, Massachusetts. Projetado para ser curado e adaptado por seus usuários, o espaço de 800 metros quadrados estará disponível para estudantes, professores, artistas visitantes e a comunidade em geral.
A edificação, com uma planta do tipo “cata-vento” de um único pavimento, consiste em uma série de estúdios, oficinas e espaços de mídia que circundam um hall comum, o “Hub”. Ele pode ser aberto ou fechado por quatro grandes divisórias de correr, permitindo apresentações e exibições, cultivando a interatividade no centro do ArtLab.
Os espaços circundantes abrigam estúdios de gravação, estações de edição de som e salas para ensaio, improvisação e apresentações informais. O ArtLab incentiva e expande o envolvimento dos participantes com a pesquisa interdisciplinar da prática artística, atuando como um ativador colaborativo para a escola e para os bairros de Allston e Cambridge.
A edificação, que está em conformidade com os padrões de alta eficiência energética de Massachusetts e é projetada para ser energia-zero, é construída com colunas e treliças de aço leves em uma laje de concreto. A estrutura é fixada mecanicamente, podendo ser montada e desmontada de maneira fácil e eficiente, permitindo que a edificação seja transferida e tenha uma segunda vida útil quando necessário.
A estrutura de aço é revestida em vidro transparente e painéis de policarbonato leve de alto isolamento. Esses painéis variam de transparente a opaco, explorando a luz natural difusa e a visão do nível da rua durante o dia e emergindo como uma "mesa de luz" brilhante à noite. Estes materiais enfatizam a efemeridade do projeto, proporcionando um espaço robusto e adaptável para as artes. O telhado é coberto com painéis fotovoltaicos, gerando a energia necessária para a edificação.