- Área: 0 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ana Cecilia Garza Villarreal
-
Fabricantes: Cemex, El Salto, Metall und Logistik
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é definido como um espaço mínimo para meditar e rezar. Separado a poucos metros da capela principal existente, esse pequeno oratório busca criar um lugar de isolamento e reflexão, colocando-se em relação a uma fileira de árvores que existem no local.
Uma estrutura de concreto limita o espaço em três de seus lados, piso e cobertura. Um desses lados possui perfurações para que a luz, o ar e a chuva entrem no interior. O lado restante do espaço, completamente livre, acomoda as portas que repetem o contorno do espaço interno, indicando o acesso, a mudança do material e a tensão espacial entre o interior e o exterior. Dessa forma, se a casca de concreto protege, a pele de madeira recebe e abraça o visitante.
No interior, uma segunda estrutura de barras de madeira procura ecoar e contrastar com a estrutura de concreto e seus elementos modulares e lineares. Esta segunda estrutura é inclinada para formar o banco, o céu e o fundo para o pequeno altar.
A capela responde ao pedido do Padre Alberto López Montiel, da Paróquia de San Rafael Arcángel em Monterrey, para que pequenas obras arquitetônicas revitalizem os espaços das capelas próximas, criando pontos de encontro para os habitantes dessas colônias localizadas na região entre a montanha do Topo Chico e o norte da cidade de Monterrey.