- Área: 65 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:James Leng
-
Fabricantes: Binderholz, Elemental LED/Diode LED, MTC Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão Balanços Recuperados, feito de madeira laminada cruzada, foi construído na Ilha Roosevelt por uma empresa de arquitetura com sede em Arkansas, a Somewhere Studio, liderada por Jessica Colangelo e Charles Sharpless, AIA. O projeto foi o vencedor do concurso de projeto internacional City of Dreams de 2019 e serviu como peça central do festival de artes FigmentNYC.
O pavilhão é composto por 12 módulos repetidos que enquadram balanços e vistas do parque e da cidade circundante. Os balanços são organizados coletivamente em uma forma triangular para criar um novo espaço comunitário dentro do parque. A estrutura aberta do pavilhão pode abrigar uma variedade de atividades, dentre elas balanços comunitários, piqueniques, shows ao ar livre e brincadeiras de esconde-esconde. Os assentos do balanço vêm de encaixes das janela entre os módulos e ativam um jogo "resta um" triangular de grande escala para crianças. Iluminação LED integrada nas janelas/balanços transforma o pavilhão à noite em um farol das margens do East River em Manhattan e Queens.
O pavilhão foi construído com madeira laminada cruzada reutilizada das paletas de transporte usadas na construção do Stadium Drive Residence Hall no campus da Universidade de Arkansas, em Fayetteville. As palhetas de três camadas de 2,13m x por 9,14m foram processadas e usinadas na Escola de Arquitetura e Design Fay Jones, onde Colangelo e Sharpless são membros do corpo docente.
O projeto investiga como um pavilhão temporário pode utilizar resíduos de construção e também como evitar que acabem no lixo após seu período inicial de uso. Os balanços são projetados para serem facilmente montados e desmontados por um pequeno grupo de voluntários. Conexões pré-fabricadas e peças com tamanhos fáceis de manejar permitem que o projeto seja embalado, transportado e montado em uma questão de dias. O desenho modular pretende estender a vida do pavilhão para além das atividades de verão em novos lugares e configurações.