- Área: 770 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é baseado na preexistência de uma antiga casa dos anos 60 em estado de ruína localizada em Lomas de Chapultepec, da qual se aproveita ao máximo a estrutura.
Entra-se na casa por um longo corredor no térreo que atravessa a garagem, para encontrar um grande vazio que se abre ao céu com um espelho d'água, gerando um jogo de luz e sombra. Nesse espaço existe uma escada que flutua no mesmo espelho e conduz até a casa. No mesmo nível, abaixo do jardim, está uma sala de jogos com a possibilidade de se tornar uma suite que conta com uma grande janela tendo como elemento de fechamento esse grande vazio de acesso.
No primeiro nível da casa há um hall de acesso com um pequeno jardim que integra o interior com o exterior. Ao subir as escadas, encontramos um grande espaço público que se abre para se conectar com o exterior. Em frente temos um terraço que, por sua vez, integra com o jardim da casa ao pátio interno onde está localizado um espelho d'água com uma goiabada japonesa, que é o eixo central e focal de todos espaços interiores da casa. Os próximos dois níveis intermediários constituem a parte privada da casa onde os dormitórios estão localizados.
O jogo de terraços tem um papel fundamental já que cada nível da casa possui um e também o contexto em que a casa está localizada, porque existe um jardim inclinado totalmente arborizado em frente do qual as vistas se abrem. Um dos critérios do projeto era ser completamente autossuficiente e respeitoso ao meio ambiente, razão pela qual possui energia solar, estações de tratamento de águas pluviais e de esgoto.