- Área: 16751 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alejandro Arango
-
Fabricantes: Hunter Douglas, AutoDesk, Cemex, GRAMAR, Instaplac
Descrição enviada pela equipe de projeto. No projeto do Edifício 8111, procuramos desenvolver uma nova relação entre arquitetura e estrutura, uma relação simbiótica que faz da tectônica, sua máxima expressão formal. Entretanto, este sistema estrutural associado - com linhas de força diagonais - impacta de diferentes formas nos espaços internos, resultando em grandes desafios para integrar a estrutura ao espaço e programas do edifício.
Por outro lado, por ser um sistema estrutural perimetral, a estrutura se converte na própria fachada e imagem do edifício; uma imagem singular e única, pois se distancia da maioria dos edifícios vizinhos, construídos através de sistemas estruturais mais tradicionais. Outro aspecto importante é a sua materialidade. Sistemas porticados, de pilares e vigas, geralmente são resolvidos com estruturas metálicas ou - menos comum mas também recorrente - em estrutura de concreto. No caso do Edifício 8111 optamos pela segunda solução, ou seja, estrutura em concreto aparente. Decidimos utilizar o concreto pois a sua expressividade é mais marcante e comunicativa, capaz de compor um edifício de arquitetura única, explorando a sua localização privilegiada para criar um novo marco urbano para a cidade de Bogotá.
Além disso, procuramos acentuar a singularidade desta malha estrutural diagonal, duplicando a escala do sistema diagrid, como é comumente conhecido, no pavimento térreo de pé-direito duplo. Como consequência, estes pilares inclinados em forma de “V” - duplicados em escala junto ao embasamento do edifício-, permitem aproveitar o balanço máximo permitido por norma. Estas mega estruturas em “V” servem como uma ótima solução para os clientes que desejavam uma melhor visibilidade dos espaços comerciais do edifício, e terminaram convertendo-se no símbolo da arquitetura do Edifício 8111.
Para o desenvolvimento de um projeto tão complexo como o 8111, foi preciso uma equipe multidisciplinar perfeitamente integrada e capaz de trabalhar de maneira colaborativa. Somente através deste esforço comum, fomos capazes de criar uma estrutura icônica que atendesse a todas as solicitações e demandas dos nossos clientes. O projeto do Edifício 8111 procura maximizar as opções e tipologias dos espaços comerciais e escritórios, permitindo ainda ajustar facilmente estes espaços para adaptá-los às futuras demandas e necessidades específicas do mercado. Além disso, o edifício foi concebido para atender os mais altos padrões de qualidade e conforto, equipado com sistemas e equipamentos de baixo consumo e alto desempenho energético.
Os gestores do projeto se concentraram em encontrar um grupo de clientes e escritórios que compartilhassem a mesma visão de seus empreendedores. Profissionais e consultores foram convidados à participar e somar forças para transformar este projeto em um novo marco da arquitetura colombiana contemporânea. Com este ótimo ambiente de trabalho, toda a equipe foi capaz de abordar com êxito todos os desafios e oportunidades que nos foram apresentadas. Projeto, construção e logística foram considerados simultaneamente deste o início, fazendo do Edifício 8111 um dos melhores empreendimentos imobiliários de nosso país. Corremos um alto risco em adotar uma solução arquitetônica-estrutural não convencional, mas felizmente fomos capazes de superar os desafios, incorporando novas técnicas e alternativas construtivas que poderão ser utilizadas amplamente em um futuro próximo.