-
Arquitetos: Ector Hoogstad Architecten
- Área: 21373 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Petra Appelhof
-
Fabricantes: AutoDesk, Boldit, Geelen Beton, Glasdesign, Mohringer Liften, N&S, OBI, Van Ginkel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O maior estacionamento de bicicletas do mundo é a peça central de um projeto de requalificação urbana desenvolvido para reconectar a antiga estação ferroviária, reformada e ampliada, ao centro histórico da cidade de Utrecht, na Holanda. Sob uma enorme e icônica cobertura de aço e vidro, uma nova praça faz a mediação entre o espaço público e o estacionamento, configurando um novo espaço urbano no centro da cidade. Como resultado das novas políticas publicas, que proíbem drasticamente a presença de veículos motorizados no espaço urbano de Utrecht, espaçosas avenidas passarão a acolher ciclistas e pedestres além de muita área verde - e novos edifícios de uso misto - permitindo novas rotas diretas para o centro da cidade histórica. Em meio a uma destas avenidas, embaixo desta praça elevada, foi construído o maior estacionamento de bicicletas do mundo, um edifício de três pavimentos com capacidade para armazenar até 12.500 bicicletas - anunciando um futuro bastante esperançoso e uma mobilidade urbana mais sustentável.
O acesso direto ao edifício por ciclovias específicas pode ser considerado algo inédito no mundo ... um conceito de praticidade e segurança. O layout separa devidamente os pedestres dos ciclistas, organizando os fluxos de forma bastante intuitiva nos arredores e até dentro da estação. Um sistema digitalizado foi concebido para que o acesso seja rápido e prático, além disso o bilhete de transporte público pode ser utilizado de forma integrada e conveniente. Escadas e túneis conectam o estacionamento diretamente com a praça do lado de fora, integrando o edifício com o espaço público. Sua dupla cobertura transparente permite uma ótima ventilação e iluminação natural dos espaços do edifício, além de proteção para a praça. Materiais duráveis como concreto, aço e madeira foram utilizados neste edifício que já recebeu o prêmio “Betonprijs de 2017”, uma honraria concedida pela associação de construções em concreto da Holanda.
A enorme cobertura, que parece flutuar sobre o edifício e a praça, está apoiada em apenas três grandes pilares de concreto. Com sua forma de 'trombeta', estas estruturas chegam a ter um diâmetro de 5 metros ao nível do chão, e apenas 1,2 m no topo. A sustentabilidade foi um dos principais focos no desenvolvimento deste projeto: o estacionamento de bicicletas foi construído para incentivar ainda mais o uso de bicicletas como principal meio de transporte dos habitantes de Utrecht. Esta é uma das principais estratégias da cidade que pretende reduzir as emissões de CO2 em até 95% nos próximos anos. O espaço entre a antiga estação e o centro histórico de Utrecht foi utilizado de maneira eficaz e sustentável: os três andares do estacionamento de bicicletas foram enterrados de forma a liberar o térreo para conectar a estação com o espaço público onde está inserida. Com este projeto a cidade de Utrecht recebeu enormes benefícios: um espaço público de qualidade e o maior estacionamento de bicicletas do mundo.
Tudo isso integrado a um projeto urbano mais amplo e a principal estação ferroviária da cidade. A iluminação natural foi privilegiada através da inserção de novos átrios e pátios cobertos com coberturas de vidro além de grandes janelas externas, complementadas por um projeto de iluminação 100% LED. Todo o projeto foi construído com materiais duráveis, como concreto, aço e madeira, criando uma atmosfera que é melhor descrita como quente e íntima e um espaço confortável e seguro. Em sua busca por transformar o centro histórico em um vibrante e amigável centro urbano, Utrecht tem investido alto: estradas e avenidas estão sendo substituídas por vias mais modestas, permitindo ainda que parte da antiga estação de trens cedesse lugar a um novo calçadão e praça, juntamente com um novo edifício garagem para bicicletas com capacidade recorde: 12.500 bicicletas.
A nova avenida aberta exclusivamente para pedestres apresenta uma ligeira curvatura para atrair o foco dos usuários para o novo terminal ferroviário e seu edifício garagem. O percurso sobe para um nível seis metros acima do térreo para dar acesso à praça elevada sobre o edifício de estacionamentos, onde encontram-se as entradas para a estação e o shopping adjacente. A enorme cobertura de aço funciona como uma moldura para a praça, enquadrando o céu azul ao mesmo tempo que permite uma perfeita iluminação e ventilação natural. Toda o conjunto de edifícios e espaços públicos são igualmente acessíveis, garantindo um acesso rápido, seguro e eficaz, esteja você indo para a estação ou para o centro da cidade. O edifício adiciona uma atmosfera arquitetônica emocionante que surpreende moradores e visitantes. Passear por Utrecht em bicicleta está se tornando uma experiência cada dia mais interessante.