- Área: 23600 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Shuxian Feng, Ruogu Zhou, Lian He
-
Fabricantes: FoShan Pulance Aluminum Co., LTD, ZheJiang Shang Yuan WPC Co., LTD
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse empreendimento imobiliário tem como alvo empresas privadas de pequenos e médio porte voltadas para pesquisa e tecnologia a fim de oferecer-lhes espaços de escritórios acessíveis na periferia de grandes cidades. Considerando a realidade chinesa depois de 30 anos de uma economia em expansão, essas empresas privadas, ainda que não sejam os principais atores econômicos em comparação com as empresas estatais, estão desempenhando um papel essencial na construção de uma economia real . O projeto aplica o conceito de módulos para obter controle de orçamento, oferecendo espaços de escritório sustentáveis, flexíveis e interativos que estimulam a criatividade.
Nos subúrbios das cidades de segundo e terceiro níveis na China, a rápida urbanização e o controle mais rigoroso da poluição ambiental resultaram em fábricas de grande escala se distanciando das cidades enquanto novas indústrias, como empresas de pesquisa e tecnologia, começam a ocupar esses antigos locais industriais.
A premissa deste projeto era um complexo de escritórios que contivesse unidades de escritórios individuais e uma fração de instalações comerciais.
Algumas empresas privadas de pequeno e médio porte precisam se atualizar e mudar para cidades maiores. Nesse cenário, é mais interessante alugar ou comprar escritórios na periferia da cidade a um preço acessível do que pagar por um aluguel caro no centro da cidade. Além disso, as grandes instalações industriais que se afastaram dos centros urbanos também precisam de algumas funções para permanecer no local e manter o vínculo com as grandes cidades. Essa demanda de mercado, portanto, torna-se a espinha dorsal da operação comercial do parque de escritórios.
O fluxo de novos negócios trará uma receita tributária sem precedentes para os governos locais que estiverem dispostos a oferecer a terra a empreendedores com propostas racionais, o que possibilita um mercado dedicado às empresas privadas. Esse modelo de negócios beneficia o governo local, o desenvolvedor e estas companhias, criando um círculo virtuoso sob o mecanismo de mercado. Tianyun é um complexo de amostra concluído em Beijing e também para ser usado como teste em futuras implementações em outras cidades.
A unidade básica de escritório foi estudada a partir da modulação. A planta é definida de acordo com os quadros básicos da estrutura para facilitar o uso do escritório. As unidades podem ser organizadas para formar várias formas geométricas básicas: em forma de I, em T e em forma de cruz, que podem ser misturadas e configuradas para alcançar formas arquitetônicas ricas e espaços urbanos.
A composição final busca abranger o local e formar uma praça central. Os cantos arredondados da varanda enfatizam a fluidez e simbolizam a harmonia na cultura chinesa. Cinco tipos de limites de curvas foram estudados e reduzidos a uma alteração de dois para controlar os custos e fornecer mais luz solar ao interior. As varandas curvas com jardineiras abrangem os espaços de escritórios envidraçados e criam um espaço social fluido durante os intervalos de trabalho. Euonymus japonicus foi escolhido para os terraços de plantas que podem sobreviver durante o inverno em Pequim. O estacionamento e os restaurantes são subterrâneos e iluminados por aberturas zenitais.