-
Arquitetos: Markus Mucha Architekt
- Área: 1483 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Zooey Braun
-
Fabricantes: AutoDesk, Badewanne, Bauder, EOOS, Eoos, Living Landscape, Fantini, Fritz Hansen, Leuchten, Pfullendorfer, Schneider Electric, Schramm Werkstätten, Sto, VALVO, VMZINC, Victoria & Albert, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sua localização em uma pequena colina permitiu vistas de 360° do entorno rural e suas edificações perto de Heidelberg. A casa de dois pavimentos divide o terreno com um pátio aberto para a rua e um jardim privado na parte posterior. No térreo, o acesso à residência se dá ao lado da garagem com dois escritórios voltados para o pátio. Na encosta lateral estão as salas de depósito e áreas técnicas.
As salas de estar estão localizadas exclusivamente no pavimento superior, que se abre através de uma fachada de vidro voltada para o sul, em direção a um jardim com árvores maduras. O piso elevado e aparentemente flutuante é baseado no conceito modificado de uma casa com pátio aberto ao sul.
No centro da moradia está o local para as reuniões em família: a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar, enquanto isso, acoplados nas laterais, estão os dormitórios. A fim de propiciar espaços íntimos para as crianças e os pais, o setor infantil é orientado para o oeste, enquanto o espaço para os adultos é voltado para o leste. A estrutura da edificação consiste em uma construção de concreto armado com uma fachada de vidro composta por elementos deslizantes e fixos, enquadrada com uma moldura de carvalho.
A edificação é, em grande parte, autossuficiente devido à tecnologia de construção utilizada e seu alto isolamento. Para escolher os materiais, nos concentramos em usar aqueles que são tradicionais na região. As cores fortes em combinação com o carvalho conferem ao interior um carácter acolhedor e familiar. Construtoras locais garantiram a alta qualidade na execução do trabalho. O sistema fotovoltaico fornece eletricidade à bomba de calor e ao sistema de ventilação mecânica.