- Área: 9 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Steven Ngu Ngie Woon
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A narrativa de Catálogo da Natureza deve ser sensível à pluralidade da natureza mas, ao mesmo tempo, orientada aos momentos e à metáfora que rodeia o entorno tropical; trata-se de um lugar para que os transeuntes descansem, meditem e possam ter uma grande vista a partir da torre de observação no meio do bosque. O projeto também complementa o entorno, a forma como as pessoas experimentam o mirante é primordial.
Envolvido pela espessa folhagem, o mirante se apresenta como uma analogia geométrica para provocar interações e contemplação através da articulação da massa e dos planos. A partir da simples demanda de um mirante com 9 metros quadrados, a proposta consiste em 3 quadros estruturais que se entrelaçam verticalmente para criar plataformas de diversos níveis, adaptando-se de forma topográfica à condição inclinada do terreno. A configuração do enquadramento do mirante se expressa de forma vertical, o que permite que o público desfrute da vista da cobertura tropical que, de outra forma, seria inacessível.
As alturas entre as plataformas variam com alguns espaços suficientes para que os adultos se abaixem e se aproximem com cuidado, enquanto as crianças possa brincar livremente. Com a limitação espacial, as plataformas são elementos adaptáveis que atuam como mesa para leitura, assentos ao longo da encosta, caixa de meditação e escada para gatos como metáfora de uma casa na árvore na floresta.
Como o terreno se encontra no meio de uma floresta tropical, os materiais de construção foram transportados e montados no local, reduzindo qualquer alteração que pudesse ser produzida na vegetação que foi, por sua vez, cuidadosamente marcada e preservada.