- Área: 7530 m²
-
Fotografias:Maurice Ascani
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na área rural do Níger, as feiras funcionam semanalmente, o que significa que as aldeias individuais nunca desenvolvem realmente uma economia local. O crescimento demográfico de Dandaji levou-o a tentar uma reviravolta, encomendando uma feira permanente. Como a feira atual é organizada em torno de uma árvore ancestral, que há muito tempo é um espaço público importante no dia de feira, o novo projeto permanece no mesmo local, ampliando uma experiência com a qual a população passou a contar.
O objetivo era criar uma infraestrutura que fosse visualmente impactante, incutir orgulho em seus usuários e atrair mais comércio para a área. Em última análise, um objetivo importante do projeto foi criar um espaço que desencadeasse uma maior confiança e aspirações para o futuro nos próprios usuários, oferecendo uma atualização drástica para essa infraestrutura pública.
O design do projeto é mantido muito simples, usando uma marquise de metal colorido produzida por uma sucessão de estruturas individuais de sombreamento. Ela fornece proteção solar e térmica para os espaços de venda abaixo. O resultado é um ambiente interessante que complementa os produtos coloridos expostos, protegendo os clientes do sol escaldante.
A feira está disposta a alcançar progressivamente a antiga árvore, cujos arredores são formalizados para se tornarem um verdadeiro espaço público com lugares para sentar e descansar onde todos se reúnem. Caminhando ao longo dos percursos sombreados, experimenta-se a simplicidade das bancas de tijolos e terra comprimida que contribuem para o arrefecimento do espaço, enquanto as alturas alternadas das estruturas de sombreamento ajudam o fluxo de ar.