-
Arquitetos: COBE
- Área: 750 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj - COAST
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Voluntários da Cruz Vermelha é uma extensão da sede nacional da Cruz Vermelha na Dinamarca, em Copenhague. O edifício triangular tem um telhado de 850 m² que funciona como uma grande escadaria pública que se estende do nível da rua até o segundo andar do edifício. A extensão, que tem um espaço de 750 m², é colocada parcialmente abaixo do solo e serve como entrada principal tanto para a sede quanto para o centro de voluntários. A Casa de Voluntários da Cruz Vermelha oferece a 34.000 voluntários condições para o desenvolvimento contínuo de seu trabalho na Dinamarca. O edifício foi concebido em cooperação com os voluntários como uma celebração do compromisso e do trabalho voluntário e como um local de encontro para os voluntários, para a cidade e qualquer pessoa que pretenda contribuir com o trabalho que a Cruz Vermelha faz com os cidadãos marginalizados.
A espetacular inclinação do telhado e a escada se mesclam e reinterpretam simultaneamente o caráter único da área, com o parque adjacente Fælledparken e o Danish Freemasons’ Hall, bem como a sede da Cruz Vermelha, um prédio de tijolos amarelos que era a antiga Sede do Condado de Copenhague. A cobertura escalonada foi construída usando os mesmos tijolos amarelos. Tornou-se um popular ponto de encontro – no verão, os voluntários e os funcionários realizam reuniões aqui, os transeuntes param para descansar e os moradores locais usam os degraus para qualquer coisa, de treinos a encontros para um café.
Entrando no edifício, você é recebido por um hall compartilhado pelo centro de voluntários e pela sede. À esquerda, a Casa de Voluntários se abre na forma de um terraço aberto e auditório com capacidade para mais de 100 pessoas. Esse espaço leva a uma série de salas de conferência que podem ser usadas para treinamento e reuniões, eventos, apresentações, exibições de filmes e muitas outras atividades.
A superfície escalonada do telhado se abre em direção à sede, que é visível de qualquer posição dentro da Casa de Voluntários. O edifício original e a nova extensão estão conectados por um parque verde. A Casa de Voluntários da Cruz Vermelha também oferece um espaço comum para funcionários e voluntários se encontrarem, proporcionando assim condições ideais para o desenvolvimento e a cooperação florescer.