- Área: 95 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Cintac®, DVP, Femoglas, Instapanel, Louisiana Pacific
Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto do projeto Capilla País, durante as primeiras semanas do verão de 2019, mais de 500 voluntários universitários se deslocaram para diversos locais do Chile com o objetivo de construir 15 capelas para entregar espaços de encontro e oração a pequenas comunidades vulneráveis do país, que vivem a fé de forma coletiva, simples e honesta, distante da crise institucional da Igreja e sua hierarquia. O projeto proposto e construído se baseia nos seguintes princípios de desenho:
Caráter simbólico: uma capela claramente reconhecível como tal, que propicie a oração, assim como a realização de atividades sociais. Se recorre à imagem mais elementar de uma igreja, baseada em uma estrutura simétrica com cobertura em duas águas.
Simplicidade construtiva: uma capela que seja construída inteiramente por voluntários universitários, sem dificuldades e dentro do tempo disponível, se valendo de processos de pré-fabricação in-situ e montagem simultânea.
Aproveitamento de materiais: uma capela que permita um rendimento excelente de seus componentes, tanto para maximizar o uso dos recursos econômicos, quanto para minimizar perdas materiais e de tempo.
Iluminação indireta: uma capela que aproveite a luz solar para iluminar indiretamente a espessura do perímetro da estrutura, onde, além disso, podem ser instalados elementos de iluminação artificial, propiciando um ambiente de oração.
Versatilidade e ampliação: uma capela cujo desenho base permita variações e ampliações simples, dependendo das demandas e capacidades próprias das comunidades.
Condicionamento posterior: uma capela que permita atingir um melhor condicionamento térmico com intervenções posteriores simples que possam ser executadas pela comunidade dentro do limite gerado pela estrutura.
Uma estrutura rígida com duas águas constitui a unidade essencial da capela, cuja repetição fora um módulo base determinado pela longitude de uma placa padrão. A espessura dos pilares e vigas compostas permitem variações na instalação de revestimentos, gerando diversos tipos de módulos adicionais (átrio, portas, acabamentos, sombras, entre outros possíveis), cujas múltiplas combinações possíveis permitem, por um lado, adaptar a capela a diferentes condições geográficas e de implantação e, por outro, facilitar possíveis ampliações posteriores sem sacrificar o caráter próprio e diferenciado de cada proposta.