- Área: 50 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Casilda de la Pisa
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Espaço Multicolor é um pavilhão de lazer para Fundaland, o parque solidário da Fundação A LA PAR, a qual trabalha pelos direitos e a participação das pessoas com deficiência intelectual na sociedade. O pavilhão tem forma de casa para mostrar que é um espaço inclusivo, um lar para todos. Celebra a diversidade através da cor, e a união entre as pessoas através das intersecções de suas linhas. É translúcido para mostrar à sociedade que a inclusão no lazer também é possível.
O processo construtivo do pavilhão se divide em quatro fases principais: contrapiso, estrutura, gráficos e envoltório. Em primeiro lugar, o terreno é adequado para a construção de um contrapiso de concreto reforçado de 13 metros de comprimento por 7 de largura. Depois, se instala a estrutura, um esqueleto metálico pré-fabricado com pórticos em duas águas de 5 metros de altura, fixados ao contrapiso reforçado de concreto.
A estrutura metálica é pré-fabricada em oficina para ser instalada in situ com facilidade, diminuindo o tempo de execução. Ela é composta por três pórticos principais, conectados por 12 vigas e 12 cabos fixados em todas as direções. A estrutura foi montada em um tempo total de 6 horas. Uma vez finalizada, foram instaladas nas duas frentes, portões de chapa metálica ondulada de 2,5 metros de largura por 4,5 metros de altura.
Estas grandes portas tem três funções principais: garantir a ventilação cruzada natural no espaço, demarcar as vistas da vegetação do parque que rodeia o pavilhão, e manter a atividade do espaço visualmente aberta por motivos de diversão, comunicação e controle. Uma vez instalados estruturas e portas, os gráficos foram repensados no local e pintados, dando vida à ideia principal do projeto: celebrar a diversidade através da cor.
As cores produzidas respondem conceitualmente a uma mistura entre as cores corporativas da Fundalad e as cores primárias. As linhas de cor representam a união e se aplicam ao espaço em suas três dimensões, varrendo solo, paredes e teto. Por último, foi instalada a pele têxtil translúcida. O material permite intuir sombras e silhuetas a partir de fora e faz com que o pavilhão brilhe como um farol durante a noite. A imagem final é de uma casinha translúcida onde se pode descobrir um espaço interno multicolor que elogia a diversidade.