- Área: 1860 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Helvex, Mabe, Rotoplas, Tecnorampa, Teka, Tuboplus, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, localizado na colônia de Narvarte, apresentada diversos desafios, como sua disposição em "L" e seu recuo reduzido tendo que viabilizar apartamentos "internos" atrativos para os clientes. Como recursos, implementamos o uso de vegetação e celosías para gerar um jogo de luzes e sombras que cria espaços melhores. O desenho foi elaborado respeitando o uso do solo, que permitia 4 pavimentos habitacionais com 11 apartamentos e um semi-subsolo de estacionamento.
Varandas ou pátios em cada um dos apartamentos foram eixos de orientação para o desenho, com o objetivo de facilitar a interação do usuário com o exterior. A área das varandas vai de 7 a 20 metros quadrados, e os pátios chegam a alcançar os 40 metros quadrados. Os apartamentos têm uma disposição de "molares", pois em um mesmo andar há variações no nível de chegada, criando percursos e leituras espaciais mais ricas.
Os pés-direitos dos apartamentos variam. Escolhemos três distâncias diferentes de piso acabado a piso acabado, 3,00, 3,30 e 3,60 metros, facilitadas pelo conceito de disposição dos apartamentos. As estâncias, que são grandes espaços onde unificamos salas de estar, jantar e cozinha, foram resolvidas estruturalmente através de uma laje nervurada, que optamos por manter aparente. Outro recurso que implementamos foi o uso de bancadas de cozinha móveis com a ideia de tornar a cozinha um ambiente mais versátil.
A incorporação de vegetação também é fundamental em nosso conceito, já que ela gera espaços mais saudáveis, com conforto e atrativos enquanto espaços de convivência, gerando tecidos sociais. Nossos espaços tem acabamentos simples, duradouros, de cores neutras, que permitem a apropriação dos usuários.
Em termos estruturais, o edifício foi resolvido através de pilhas de fundação, um volume de concreto armado que funciona como estacionamento, laje de transição no qual se apoiam os apartamentos com muros de carga em concreto armado. O sistema de pisos foi pensado a partir das lajes nervuradas e em partes menores com nervuras de poliestireno extrudado e camada de compressão.