![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 1 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/17d0/284d/d1db/a300/0107/newsletter/DJI_0418.jpg?1564612549)
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Arquitetos: Estudio Transversal
- Área: 2000 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Alejandro Arango
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Fabricantes: AGS Glass, Alfa, Epifita, Ladrillera Santafé, Lombo Lombo
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 3 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/15e0/284d/d1d5/f500/067c/newsletter/_N4A7478.jpg?1564612051)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A área de intervenção do projeto está localizada no município de Rionegro, próximo à rodovia Cabeceras / San Nicolás, o lote possui 76.017 m2 e apresenta características naturais muito interessantes que foram fundamentais para o projeto. A topografia diversificada e as principais espécies existentes (árvores) são os elementos determinantes para a distribuição do desenho no território, afetando-o o mínimo possível.
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 2 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/1613/284d/d1db/a300/00f9/newsletter/_N4A7484.jpg?1564612104)
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 34 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/15f0/284d/d1d5/f500/067d/newsletter/estudiotransversal_cubiertamontessori_educativo.jpg?1564612066)
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 18 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/1746/284d/d1d5/f500/0688/newsletter/_N4A7512.jpg?1564612409)
O planejamento urbano da escola Montessori parte da ideia fundamental de percorrer a escola e seu contexto, além de apresentar espaços que favorecem as relações entre alunos e as diferentes escalas (plataformas, praças e jardins).
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 9 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/15ab/284d/d1db/a300/00f7/medium_jpg/_N4A7438-Pano.jpg?1564611987)
O espaço público como um cenário educacional e dinâmico permitindo que as aulas sejam ministradas em qualquer lugar da escola, aproximando os alunos de seu ambiente e promovendo sua capacidade de interagir com a natureza.
As áreas da sala de aula estão localizadas na parte alta e inclinada do lote e as áreas de esportes na área baixa e plana. Cada edifício é formado por um círculo com um pátio central que se articula com o seguinte por meio de corredores exteriores cobertos, formando um complexo disperso entre todos.
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 19 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/1579/284d/d1db/a300/00f6/newsletter/_N4A7421.jpg?1564611945)
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 33 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/1654/284d/d1db/a300/00fb/newsletter/estudiotransversal_plantamontessori_educaci%C3%B3n.jpg?1564612156)
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 13 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/1787/284d/d1d5/f500/068a/newsletter/_N4A7555.jpg?1564612476)
O projeto é feito em etapas que permitem ampliar os elementos do planejamento urbano e construir os edifícios de cada escola como demanda.
O círculo como um espaço educacional para gerar um espaço flexível de acordo com a filosofia Montessori que fomenta o desenvolvimento pessoal de cada aluno.
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 10 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/15cf/284d/d1db/a300/00f8/newsletter/_N4A7476.jpg?1564612032)
As circulações do projeto são consideradas locais de encontro que cumprem não apenas a função de conectar, mas também de se tornarem espaços complementares às salas de aula.
O vazio central como um espaço de uso misto, seja para questões educacionais ou recreativas e para o estabelecimento de múltiplas atividades. Além de conferir identidade ao edifício, o pátio é o núcleo adaptável que é modificado de acordo com os usuários que o habitam.
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 11 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/16cb/284d/d1db/a300/00ff/newsletter/_N4A7499.jpg?1564612283)
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 31 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/16f6/284d/d1db/a300/0101/newsletter/PMAESTRO.jpg?1564612327)
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 8 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/1669/284d/d1d5/f500/0680/newsletter/_N4A7488.jpg?1564612184)
Ele é um dos elementos fundamentais e determina a imagem principal, a procura de materiais não revogados e quentes surge como a condição principal no momento da sua escolha. Outro aspecto importante a considerar é sua capacidade de envelhecer e suas condições térmicas.
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 26 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/1806/284d/d1d5/f500/068f/newsletter/DJI_0457.jpg?1564612601)
A ideia de um jardim em movimento que fomenta e facilita a relação humana com a natureza é promovida de modo a fazer parte do crescimento pessoal dos alunos.
![Colégio Montessori / Estudio Transversal - Imagem 5 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/5d42/17df/284d/d1d5/f500/068d/newsletter/DJI_0427.jpg?1564612563)