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Arquitetos: Estudio Transversal
- Área: 2000 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Alejandro Arango
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Fabricantes: AGS Glass, Alfa, Epifita, Ladrillera Santafé, Lombo Lombo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A área de intervenção do projeto está localizada no município de Rionegro, próximo à rodovia Cabeceras / San Nicolás, o lote possui 76.017 m2 e apresenta características naturais muito interessantes que foram fundamentais para o projeto. A topografia diversificada e as principais espécies existentes (árvores) são os elementos determinantes para a distribuição do desenho no território, afetando-o o mínimo possível.
O planejamento urbano da escola Montessori parte da ideia fundamental de percorrer a escola e seu contexto, além de apresentar espaços que favorecem as relações entre alunos e as diferentes escalas (plataformas, praças e jardins).
O espaço público como um cenário educacional e dinâmico permitindo que as aulas sejam ministradas em qualquer lugar da escola, aproximando os alunos de seu ambiente e promovendo sua capacidade de interagir com a natureza.
As áreas da sala de aula estão localizadas na parte alta e inclinada do lote e as áreas de esportes na área baixa e plana. Cada edifício é formado por um círculo com um pátio central que se articula com o seguinte por meio de corredores exteriores cobertos, formando um complexo disperso entre todos.
O projeto é feito em etapas que permitem ampliar os elementos do planejamento urbano e construir os edifícios de cada escola como demanda.
O círculo como um espaço educacional para gerar um espaço flexível de acordo com a filosofia Montessori que fomenta o desenvolvimento pessoal de cada aluno.
As circulações do projeto são consideradas locais de encontro que cumprem não apenas a função de conectar, mas também de se tornarem espaços complementares às salas de aula.
O vazio central como um espaço de uso misto, seja para questões educacionais ou recreativas e para o estabelecimento de múltiplas atividades. Além de conferir identidade ao edifício, o pátio é o núcleo adaptável que é modificado de acordo com os usuários que o habitam.
Ele é um dos elementos fundamentais e determina a imagem principal, a procura de materiais não revogados e quentes surge como a condição principal no momento da sua escolha. Outro aspecto importante a considerar é sua capacidade de envelhecer e suas condições térmicas.
A ideia de um jardim em movimento que fomenta e facilita a relação humana com a natureza é promovida de modo a fazer parte do crescimento pessoal dos alunos.