- Área: 2800 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Shengliang Su
-
Fabricantes: Dulux, Opple, YunJiu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ArchUnits, novo escritório de arquitetura de Xangai, concluiu recentemente a reforma de um edifício de escritórios perto do Templo Jing'an. O edifício original, construído em 1990 e repleto de salas de pequenos escritórios, foi transformado em um novo tipo de comunidade de escritório, mais amplo e que valoriza a comunicação e o compartilhamento.
O edifício está localizado na antiga área de concessão de Xangai. Não é um edifício histórico em si, mas é cercado por uma profusão selvagem de árvores de cânfora e casas tradicionais. Devido às restrições de reforma perto da área histórica, a altura original, o contorno do edifício e a estrutura principal são mantidos estrategicamente intocados. Um grande muro de concreto de frente para Huashan Road é o ponto mais alto do edifício original, e foi considerado como o símbolo deste edifício. A parede alta é retida e se torna o ponto de partida do projeto.
A partir do muro alto, o ArchUnits reformulou a relação morfológica da fachada com alguma superfície curva em locais fundamentais, de forma a atenuar o limite rígido original do edifício e suavizar a percepção visual do volume. Isso faz com que o edifício tenha uma presença mais suave no bairro histórico ao redor.
A camada de transparência da fachada é ainda mais enriquecida: a parede alta é sólida. A lamela vertical atua como brise para o oeste, proporcionando um ambiente de luz mais uniforme para o interior do escritório. Um intervalo curvo e transparente é criado entre a parede e a lamela, correspondendo ao átrio interior, trazendo luz do sol e as sombras das árvores para dentro. A permeabilidade da fachada torna o edifício menos volumétrico, aliviando assim a pressão sobre as suas casas vizinhas.
Para a reforma do espaço interno, o ArchUnits fez principalmente subtrações. O uso restrito de materiais e sua escala mais concisa acentuam a qualidade espacial do átrio que passa por quatro pavimentos. Este espaço também reflete na fachada externa, criando uma íntima correlação interna e externa. É o pequeno mas verdadeiro centro do espaço, onde as pessoas, a luz do sol, o ar e a comunicação interagem intimamente entre si.
Como um espaço central, um ponto focal é necessário para o átrio. A escada é oferecida para desempenhar um papel como uma instalação espacial única. A nova escadaria paira de andar em andar, criando um percurso e uma experiência exclusiva, atraindo mais pessoas para usar o átrio e aumentando a densidade de comunicação.