- Área: 11 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, ALPOLIC, HAY, VELUX Commercial, dormakaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na ensolarada costa leste da Austrália, um novo modelo de aprendizagem social e sustentável tomou forma. O Peter Coaldrake Education Precinct, projetado para a Queensland University of Technology, por Henning Larsen e Wilson Architects, baseia-se nas atividades do campus circundante para dar nova vida aos modelos acadêmicos tradicionais. O prédio de seis pavimentos e 11.000 m² apresenta salas de aula, de pesquisa e de escritórios acima de um átrio arejado no nível térreo, colocando os espaços acadêmicos superiores em torno de uma base social ativa.
Posicionado entre a biblioteca da universidade e a principal via pública no Campus Kelvin Grove da QUT, o edifício da Faculdade de Educação estende seu átrio ao tráfego do campus, atraindo novos visitantes e incentivando novas conexões internas. O edifício oferece um novo ponto focal social e acadêmico ao campus, um ambiente de aprendizado que reflete as mais recentes inovações em tecnologia, filosofia educacional e sustentabilidade. Um átrio com terraço ajardinado que liga a biblioteca da universidade e a estrada principal estabelece a Faculdade de Educação como um ligação social no campus, ao mesmo tempo um caminho e um destino.
Os espaços sociais verdes, tanto internos como externos, convidam os visitantes a usarem o edifício como um ponto de encontro mais informal, criando um cruzamento ativo na vida no campus. Visível através da fachada de vidro está a forma luminosa de uma esfera de LED de cinco metros de diâmetro, suspensa sobre o piso do átrio. A instalação, junto com displays montados na parede controláveis pelos alunos, dá ao edifício da Faculdade de Educação uma identidade local colorida e incorpora o compromisso da Universidade com a criatividade na tecnologia.
Assim como a tecnologia inteligente define os espaços sociais e acadêmicos do edifício, ela também moldou o projeto fundamental do edifício. Seus volumes auto-sombreados, sobrepostos e brises externos angulados servem para reduzir o aquecimento solar, reduzindo a dependência geral em sistemas de controle térmico com uso intensivo de energia.