- Área: 65 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Oleksandr Burlaka
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Stage Pavilion é um edifício temporário multiuso construído em Dnipro, Ucrânia. Erguido sobre as ruínas do antigo teatro verde do Parque Shevchenko - o principal espaço público da cidade de Dnipro -, o pavilhão foi inteiramente financiado por crowdfunding, do projeto à execução.
O projeto surgiu com uma pergunta: como construir um espaço público, pensado pelas e para as pessoas? Desenvolvido através de um processo colaborativo entre os moradores da cidade, o projeto foi idealizado, financiado e implantado com o uso da internet. Diversos sistemas e plataformas online foram utilizadas para a realização desta ideia, com mais de 200 pessoas envolvidas ao longo de todas as etapas. Da redação do briefing, passando pelo desenvolvimento do projeto ao financiamento e organização das equipes de montagem, tudo foi compartilhado entre os participantes com o uso da internet. Essa é uma abordagem única, um projeto realizado à revelia - feito pelas pessoas e para as pessoas - em um tempo onde toda decisão política é tomada de cima pra baixo.
No final do século XVIII, Grigory Potemkin - então príncipe da Rússia - decidiu construir seu palácio na cidade de Ekaterinoslavl, hoje chamada de Dnipro. A residencia real, cercada por seus enormes e exuberantes jardins, foi implantada às margens do rio Dnieper. Na década de 1920, após a revolução bolchevique, a cidade foi renomeada para Dnepropetrovsk, o palácio de Potemkin foi convertido em um albergue de trabalhadores e os jardins da realeza foram abertos ao público - transformando-se no principal espaço público da cidade. Quinze anos depois, em 1935, um teatro de madeira com capacidade para 2.500 espectadores foi construído em meio ao parque a pedido de Stalin. Infelizmente, a estrutura foi completamente destruída durante a segunda guerra mundial e o parque passou por um longo período de abandono e esquecimento.
Após uma série de eventos políticos que cultivaram com a chamada "Revolução da Dignidade da Ucrânia" (Euromaidan) em 2013, a cidade de Dnepropetrovsk mudou novamente de nome e foi rebatizada como Dnipro em 2016. O parque foi reaberto e a população começou a se organizar ao invés de apenas esperar por decisões vindas de cima para baixo. O projeto do Stage Pavilion é um resultado deste esforço coletivo e uma consequência direta da vibrante cultura que emergiu e vem ganhando força na Ucrânia depois da Euromaidan. A estrutura temporária do pavilhão foi construída para atender as necessidades de uma crescente comunidade de artistas, poetas, pintores e músicos, os quais tem ocupado uma série de espaços aleatórios e sem uso, espalhados pela cidade de Dnipro.
A ocupação do parque, outrora abandonado, procura dar um novo significado a este espaço, apropriado pela comunidade e concebido para todos. Tanto os jardins geométricos do palácio de Potemkin, assim como o gigantesco teatro de madeira de Stalin, foram projetos impostos à cidade a contragosto dos seus cidadãos. O Stage Pavilion é o extremo oposto disso: um projeto criado pelo povo e para o povo.
Apesar dessa ruptura, o projeto encontra-se muito bem adequado à seu contexto específico: um volume leve e transparente que faz a mediação entre o antigo palácio e a paisagem natural do rio. A sua implantação longitudinal tira partido da geometria do anfiteatro pré-existente, criando um espaço acolhedor com com uma boa performance acústica. A antiga hierarquização da platéia, inerente ao teatro de propaganda stalinista dos anos trinta, é substituída pela horizontalidade. O plano de palco e público parecem confundir-se, diluindo as fronteiras entre os artistas e expectadores.
A estrutura do pavilhão propriamente dita consiste em um edifício de madeira, um palco e suporte para a tela de projeção, um espaço de armazenamento e uma sala de estar com vistas para o rio. Acima do palco há uma espécie de concha acústica adaptada - um amplificador que propaga a música ou as palavras proferidas pelos artistas locais. Todos os componentes de construção do edifício foram pré-fabricados em madeira e compensado, transportados prontos para o parque e montados no local. Esta arquitetura leve e despojada é complementada com o verde, um presente do jardim botânico da cidade para esta iniciativa tão admirável.
Formalmente, a arquitetura do pavilhão reflete o caráter coletivo do processo de projeto. Todas as contribuições e ideias criativas foram incorporadas de alguma maneira no design do Stage Pavilion. Todos os participantes, sejam arquitetos, designers, construtores, colaboradores ou apoiadores foram mencionados como co-autores do projeto e tiveram seus nomes inscritos em uma placa instalada na fachada do edifício.
Neste palco, qualquer cidadão pode ter seu minuto de fama. A programação é aberta e acessível a todos assim como a estrutura do pavilhão. Fronteiras e limites foram abolidas. Definições restritivas desapareceram da vida do parque para dar lugar a um espaço livre e repleto de novas possibilidades. O programa cultural, assim como o processo de construção, está sendo coordenado por um coletivo de moradores da cidade e amigos do parque.